Clubhouse: o que é a nova rede social do momento?

 
FacebooktwitterpinterestlinkedinFacebooktwitterpinterestlinkedin

A cada dia novos aplicativos surgem. Dentre tantos, há aqueles que se destacam, ficam no centro das atenções e recebem recorde de downloads. Um grande exemplo de rede social nova que está fazendo sucesso é o Clubhouse. Ele já obteve mais de 10 milhões de downloads, de acordo com pesquisa da empresa de consultoria Sensor Tower, divulgada em 22 de fevereiro de 2021. Isso porque ele está disponível apenas para usuários do iOS. Se fosse acessível para Android também, teria ainda mais fãs.

O que é e como funciona o Clubhouse?

A internet tem dado voz às pessoas e é, literalmente, isso o que o Clubhouse tem oferecido. Assim como os famosos podcasts, o ainda recente aplicativo tem o áudio como foco. Criado em março de 2020 por Rohan Seth e Paul Davidson, no Vale do Silício, o Clubhouse é uma plataforma de bate-papo por meio de áudio. Neste espaço, os usuários podem ter conversas com amigos, ouvir palestras e participar de diálogos com pessoas públicas, como influenciadores digitais, que podem ser contratados por marcas em ações de marketing de influência.

O Clubhouse é separado por salas de discussão, que podem ser acessadas por até 5 mil pessoas. Qualquer um pode dar início ao bate-papo com o tema que desejar. Além disso, a rede oferece a oportunidade de “levantar a mão” para falar. Mas isso depende do moderador, que foi quem criou a sala. Para participar do Clubhouse, é necessário receber convite de um usuário. Ou seja, apesar de ter milhões de pessoas na plataforma, promove a sensação de exclusividade.

Diferente de redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn, o Clubhouse não tem curtidas, textos, imagens, vídeos nem timeline. O conteúdo não é arquivado nem pode ser gravado e compartilhado sem uma prévia autorização. Sendo assim, tudo funciona ao vivo. Ou seja, quem perder a chance de participar de uma sala no momento de sua realização, desperdiça a oportunidade de vez.

Crie estratégias de marketing digital para marcas no Clubhouse

Mesmo que o Clubhouse seja um aplicativo feito para pessoas físicas, as marcas podem aproveitar a famosa rede como mais um canal para se conectar com o público. Para isso, é necessário estar atento ao que ele busca na plataforma e em quais temas de salas costuma estar presente. Assim, pode-se criar estratégias de marketing digital que o atraiam.

O Clubhouse pode ser perfeito para etapas iniciais do funil de marketing. Sendo assim, uma ótima estratégia para gerar relacionamento e conexão com o público é construindo comunidades. Essa oportunidade do aplicativo precisa ser aproveitada. Para isso, é necessário usar uma pessoa para construir esse vínculo. Afinal, não é possível criar um perfil empresarial na rede. Sendo assim, pode-se escolher um porta-voz da organização ou um influenciador digital. Ouvir a voz de alguém que represente, de alguma forma, uma empresa, faz com que os clientes se sintam mais próximos e humaniza a marca.

Mesmo que o aplicativo já tenha crescido muito, é possível que continue em expansão. Isso inclui novas funções que podem ser acrescentadas. Uma das expectativas é de que existam salas patrocinadas por marcas. Por isso, é importante criar estratégias desde já para aproveitar essa oportunidade, caso surja no futuro. Gerar um conteúdo de qualidade com convidados especialistas no tema da sala de discussão é algo que pode interessar muito o público de uma marca.

Conte com uma agência de marketing digital para estratégias no Clubhouse

Para ter estratégias assertivas no Clubhouse, você pode contar com uma agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada, como a Fizzing 360º. Além desse aplicativo, a agência elabora as melhores táticas para redes sociais. Com escritório na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e na Avenida Paulista, em São Paulo, a Fizzing 360º tem em sua equipe profissionais qualificados. Entre em contato e saiba mais sobre como podemos ajudar a sua marca a evoluir nas redes sociais.

Fale com a gente pelo WhatsApp e veja como podemos revolucionar o seu negócio!

FacebooktwitterpinterestlinkedinFacebooktwitterpinterestlinkedin
The following two tabs change content below.

Fizzing 360°

Blog oficial da Fizzing 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.