Por que e como usar podcast em marketing de conteúdo?

 
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Ao estar presente no universo digital, uma marca não pode apenas divulgar os seus serviços ou produtos como se estivessem expostos em uma vitrine. É necessário mais do que isso para conquistar visibilidade e relevância. Para isso, é fundamental traçar estratégias assertivas de marketing de conteúdo.

Muitos são os métodos utilizados, mas um deles tem ganhado espaço e o ouvido do público. Estamos falando do podcast, considerado uma das maiores tendências de marketing digital em 2020. Quer saber o que é podcast, por quais motivos deve utilizá-lo em sua marca e como pode ser usado em estratégias de marketing de conteúdo? Então, continue a leitura!

O que é podcast?

A era digital transformou o consumo dos meios de comunicação. No passado, o rádio era um dos principais. Atualmente, podemos dizer que o podcast é como um novo rádio. Isso porque ele é uma forma de transmitir informações em áudio. Com o conceito criado em 2004, o termo é a junção de duas palavras.

A primeira delas é “pod”, que tem o iPod, da Apple, como referência, e é a sigla de “Personal On Demand”, que significa “algo pessoal e sob demanda”. Já a segunda palavra, vem do termo “broadcasting”, que quer dizer “radiodifusão”. Portanto, o podcast é um veículo de comunicação disseminado por meio de áudio.

Por que utilizar podcast em estratégias de marketing de conteúdo?

O podcast teve um alto crescimento de consumo nos últimos anos e tende a evoluir ainda mais durante 2021. De acordo com pesquisa encomendada pela Rede Globo, 13% dos usuários de internet se diziam ser ouvintes de podcast em 2019. Ou seja, 21 milhões de pessoas com, no mínimo, 16 anos no Brasil. Em 2020, esse número aumentou para 17%, sendo 28 milhões de indivíduos.

Essa tendência de crescimento já é um ótimo motivo para investir em podcast nas suas estratégias de marketing de conteúdo. Mas não é o único. Há outras razões pelas quais as marcas precisam utilizar esse formato de comunicação com o seu público. Quer saber quais são? Veja abaixo!

  • Gera conexão – ouvir a voz de alguém pode fazer com que o público se sinta mais próximo da empresa, além de humanizar a marca;
  • É acessível – o usuário tem a possibilidade de consumir o conteúdo em qualquer lugar e momento, inclusive enquanto realiza outras atividades;
  • É versátil – empresas de qualquer nicho de mercado podem utilizar essa estratégia;
  • Possibilita ser produzido em diferentes formatos – o podcast pode ser em estilo de entrevista, noticiário, programa informativo ou educativo, bate-papo etc;
  • Fideliza o público – se for bem planejado e executado, o podcast pode fazer com que os ouvintes consumam todos os que uma marca publicar;
  • Influencia o hábito de consumo – de acordo com pesquisa do Spotify for Brands, 81% dos consumidores de podcast já buscaram por um serviço ou produto de uma marca.

Como usar podcast em estratégias de marketing de conteúdo?

Como observado no tópico anterior, o podcast proporciona diversos benefícios às marcas que utilizam esse modelo de comunicação em estratégias de marketing de conteúdo. Mas, para gerar conexão com o público e fidelizá-lo, não se deve fazer o podcast sem um planejamento. É necessário que o trabalho seja bem elaborado e realizado. Por isso, vamos apresentar algumas dicas de como usar o podcast nas estratégias de marketing de conteúdo da sua marca. Confira abaixo!

Estude o seu público

Antes de tudo, é fundamental estudar o seu público para saber se ele tem interesse em podcast. O áudio marketing é uma tendência, mas de nada adianta segui-la se a sua persona não se identifica com esse tipo de conteúdo. Portanto, faça uma pesquisa para descobrir não somente se ela gosta de ouvir podcast, mas também sobre todos os interesses dela.

Faça um planejamento dos conteúdos

Para que os podcasts sejam bem aceitos pelo público, é importante fazer um planejamento. Defina os temas de acordo com o que a sua persona deseja ouvir e o que a sua marca pretende transmitir. Se for necessário, faça um roteiro do conteúdo. Assim, o produto final será mais organizado. Além disso, defina o formato, tempo de duração, a regularidade e linguagem ideais para os seus podcasts.

Busque qualidade de conteúdo

Quando se trata de áudio, é essencial que tenha uma ótima qualidade. Afinal, ninguém continuará ouvindo seu podcast se tiver ruídos. Por isso, faça a gravação em um local com boa acústica e utilize um microfone. Mas o áudio não é o único responsável pela qualidade da sua produção. Invista em uma edição profissional. Assim, será possível reduzir ruídos e ter vinhetas em seus podcasts, caso queira.

Crie uma estratégia de divulgação após publicar o podcast

Após ter toda a produção finalizada, o podcast pode ser publicado em uma ou algumas plataformas. Você pode escolher entre Spotify, Deezer, Soundcloud, YouTube, Google Podcast, Apple Podcast, entre outras. Depois de ser publicado, é o momento de divulgar o seu conteúdo. Para isso, você pode compartilhar nas redes sociais da sua marca que há um novo podcast. Sua publicação terá ainda mais visibilidade se você fizer anúncios pagos no Instagram e Facebook.

Marketing de conteúdo com qualidade na Fizzing 360º

O podcast pode render ótimos resultados para a sua marca e, até mesmo, fazê-la ter mais vendas. Mas ele não deve ser a única estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa. Isso porque existe uma variedade de opções que podem ser utilizadas para alcançar a sua persona.

É possível atingi-las com as estratégias da Fizzing 360º, agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada. Com sede no Rio de Janeiro e filial em São Paulo, a Fizzing 360º tem uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados que buscam constante aperfeiçoamento. Por causa disso, o resultado de nossos serviços é de alta qualidade, rendendo cases de marketing de sucesso e a satisfação dos nossos clientes.

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Blog oficial da Fizzing 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.