6 Dicas de como criar um Instagram de sucesso

 
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É inegável o fato de que as redes sociais são a melhor forma de gerar proximidade com o público-alvo. Por meio delas, é possível criar uma interação que nenhum outro canal de comunicação permite. Entre elas, há uma que os brasileiros amam: o Instagram. Não é à toa que o Brasil foi o segundo colocado no ranking de população que gasta mais tempo nesse aplicativo.

Inicialmente criada para compartilhar imagens do cotidiano, essa mídia digital tornou-se a favorita para a divulgação de marcas e personalidades relevantes. Por isso, você não pode deixar de ter presença nela. No entanto, mais do que fazer uma conta, é importante ter uma estratégia de marketing para conquistar todos os seus objetivos. Então, com o intuito de lhe ajudar, iremos apresentar neste texto 6 dicas de como criar um Instagram de sucesso.

Como criar um Instagram de sucesso?

Muitos ainda pensam que o Instagram tem como única utilidade a razão pela qual ele foi criado por um americano e um brasileiro. Porém, é uma ótima ferramenta para fazer marketing. Isso porque é a 5ª rede social mais popular do mundo e tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais.

O fato de receber 1,6 bilhão de corações como curtidas diariamente só demonstra a potência em interação. Além disso, 80% das pessoas seguem algum perfil empresarial no aplicativo. Acreditamos que, com esses números, ficou claro que é necessário ter investimento e dedicação para alcançar um Instagram de sucesso. Por isso, confira as dicas a seguir.

1) Tenha uma conta comercial

É muito importante ter uma conta comercial. Isso porque a plataforma oferece benefícios específicos para aqueles que têm uma marca, além de métricas para acompanhar os resultados dos seus posts. Caso você tenha um perfil pessoal e já o utilize para divulgar o seu negócio, mude-o para o formato comercial o quanto antes. Assim, você não perde a quantidade de seguidores que já tem.

2) Defina um calendário de postagens

Para ter um Instagram de sucesso, é fundamental manter-se ativo. O público segue o seu perfil porque tem interesse em seu conteúdo e, se for o seu caso, serviço prestado ou produto comercializado. Para que tudo fique organizado, é interessante estabelecer os dias certos em que irá fazer publicações.

Você pode conferir quais são os dias da semana e horários em que os seus seguidores costumam usar o aplicativo. Assim, há mais chances das suas postagens serem visualizadas. Também, defina com antecedência os temas dos seus conteúdos para não ficar sem ideias.

3) Programe posts automatizados

Para não ficar preso a ter que publicar manualmente no dia e horário ideais, você pode programar os seus posts. Assim, eles serão postados de forma automatizada. Há variadas ferramentas com tal função, inclusive o Facebook Creator Studio, desenvolvido pela própria plataforma. Dessa forma, você seleciona o conteúdo e determina a data e hora que ele deve ser publicado.

4) Explore os diferentes formatos e ferramentas de publicações

O Instagram vai muito além de uma imagem no feed. Por isso, é essencial diversificar o seu conteúdo e aproveitar as possibilidades que o aplicativo oferece. Publique conteúdo nos stories. Poste vídeos no feed. Dedique-se a criar um carrossel. Invista em vídeos no IGTV. Inove no Reels. Faça lives. Com certeza, seu perfil se tornará muito mais interessante se você explorar essas variadas alternativas. Além disso, aumentará a probabilidade dele receber visitas, ganhar novos seguidores e ter mais interações.

Estratégias e técnicas de conteúdo no Instagram

5) Utilize hashtags

As hashtags são conhecidas por todos. No entanto, muitos as utilizam sem nenhum critério de seleção. É importante que você faça o uso daquelas que têm relação com o seu nicho de atuação e com quem deseja se comunicar. Pesquise no próprio Instagram aquelas que são mais relevantes e têm mais seguidores. O objetivo é que seus conteúdos recebam ainda mais visualizações e, por consequência, engajamento. Por isso, use hashtags de forma estratégica.

6) Invista em anúncios e utilize a ferramenta Instagram Shopping

Se o seu objetivo é divulgar uma empresa que comercializa produtos ou presta serviços, essas são duas dicas fundamentais. Com os anúncios, você consegue alcançar mais pessoas, principalmente aquelas que ainda não te seguem. Além disso, é possível atingir diretamente o seu público-alvo e usuários que já demonstraram interesse em sua marca com estratégias assertivas. Isso é possível ao utilizar o Instagram Ads, plataforma de publicações patrocinadas do aplicativo. Ela proporcionará maior visibilidade e engajamento ao seu perfil, que impactarão positivamente o seu negócio. Para isso, é importante ter uma conta no Facebook para criar seus conteúdos pagos no Gerenciador de Anúncios e aproveitar o máximo de segmentações que a plataforma oferece.

Com o Instagram Ads, é possível fazer anúncios tanto no feed quanto nos stories. No feed, eles também serão encaminhados para pessoas que não seguem o seu perfil. Dentro dos diversos formatos, temos a possibilidade de fazer anúncios para pessoas com perfis bastante assertivos para o seu negócio. São inúmeras possibilidades de segmentações de público-alvo que ajudam você a chegar no objetivo traçado. Dessa forma, usando essa poderosa ferramenta publicitária, pode-se ter um alcance maior. Diferente de um post que não é patrocinado, você pode adicionar um link e um call to action. Os mesmos recursos são permitidos nos stories, que, de acordo com o Instagram, são desfrutados por 500 milhões de usuários. Além disso, invista em dark posts, stories exclusivos que são ideais para quem deseja gerar conversões. Eles são direcionados para pessoas que fazem parte do seu público-alvo e garantem maior otimização. Para saber os resultados dos seus anúncios, você tem acesso às métricas pelo Instagram Ads.

Outra ferramenta importante do Instagram para impulsionar uma loja é o Instagram Shopping. Por meio dele, o usuário pode ver fotos e preços dos seus produtos e é possível direcioná-lo diretamente para a sua loja virtual para que a compra seja feita. Existem cerca de 1 milhão de empresas no Instagram. Mas há espaço para a sua.

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O Instagram é uma das melhores mídias digitais que uma empresa ou personalidade pode investir. Com ele, é possível obter resultados reais. Para conquistar o seu Instagram de sucesso, conte com a Fizzing 360º, agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada. A Fizzing possui certificações em Google Analytics, Google Ads e em SEO pela SEMrush Academy. Além disso, somos parceiros oficiais do Google no Brasil pelo programa Google Partners e do Facebook pelo programa Marketing Partner. Nossa sede fica na Barra da Tijuca, bairro do Rio de Janeiro, e temos uma filial na Avenida Paulista, em São Paulo.

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