O que é marketing digital?

 
FacebooktwitterpinterestlinkedinFacebooktwitterpinterestlinkedin

Marketing digital é o conjunto de estratégias e atividades empregadas para otimizar a presença digital (ou seja, na internet) de negócios e personalidades, a fim de atrair novos clientes e fidelizar os atuais, além de desenvolver a identidade da marca.

Com a expansão da internet nas últimas décadas (tanto fixa quanto móvel), intensificada ano após ano, e o consequente crescimento da exposição das pessoas (potenciais clientes) a conteúdos digitais, o universo do marketing teve que se adaptar às novas exigências. Em outras palavras, o fenômeno da transformação digital reformulou profundamente as estratégias de comunicação e publicidade.

A necessidade de presença digital perpassa negócios dos mais diversos ramos e segmentos de atuação, como você pode ver no portfólio de cases da Fizzing 360º, mesmo aqueles supostamente mais conservadores. As medidas de distanciamento social trazidas pela pandemia aceleraram ainda mais um processo que já estava em plena expansão, reforçando ainda mais a necessidade de as empresas se atentarem para as estratégias de marketing digital.

Com cada vez mais negócios enxergando a importância de adentrar o universo do marketing digital, trazemos para você algumas perguntas e respostas sobre o tema, apresentando os principais conceitos, vantagens, estratégias e ferramentas.

O que o marketing digital abrange?

O marketing digital abrange todas etapas do funil de vendas, desde fazer a marca ser conhecida até a etapa de fidelização. Para tanto, utiliza diversas estratégias, técnicas e ferramentas para mensuração de desempenho e resultados (métricas), geração de conversões e atração de novos clientes.

Para que servem as redes sociais no marketing digital?

Principal símbolo da expansão do acesso à internet no século XXI, as redes sociais possuem centralidade no modelo de negócio de empresas dos mais diversos segmentos. Em redes como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn etc., é possível produzir e divulgar conteúdos relevantes (marketing de conteúdo), apresentar os valores e posições institucionais de sua marca (marketing institucional), traçar com clareza o perfil de consumo de seus seguidores (com vistas a estratégias de segmentação do público-alvo), realizar diálogo e atendimento ao cliente e até mesmo vender seus produtos em lojas online integradas às redes.

Marketing de atração: o que são estratégias de inbound marketing?

O conceito de inbound marketing consiste em uma série de estratégias para atrair novos clientes (não à toa também é chamado de marketing de atração), baseando-se na produção de conteúdos relevantes que sirvam como “iscas” para potenciais clientes.

Com base em uma lista de oportunidades de negócio (no processo de geração de leads, que ocorre quando o potencial cliente declara interesse em alguns dos seus produtos ou serviços por meio de um cadastro), é possível lançar mão, por exemplo, de ações mais “agressivas” com foco em conversão direcionadas a potenciais clientes propensos a gerar conversões (por exemplo, a estratégia de e-mail marketing).

Além disso, também pode-se produzir conteúdos otimizados para aparecer em destaque na busca orgânica do Google: são as chamadas técnicas de SEO – search engine optimization, que devem nortear a sua produção de conteúdo.

Estratégias de outbound marketing: foco em conversão

Por sua vez, as estratégias de outbound marketing têm o foco em gerar conversões de forma mais “agressiva” e direta, por meio da impressão de anúncios para os usuários da internet. Para tanto, a mídia paga ocupa papel central, em ferramentas como Google Ads (busca paga do Google), Social Ads (anúncios em redes sociais), lojas virtuais, botões de conversão (como encaminhamentos para contato via WhatsApp nos sites da empresa) etc.
É importante salientar que, em meio a uma estratégia mais assertiva, esses anúncios são produzidos e divulgados de forma segmentada, com ênfase naqueles usuários cujos perfis de consumo são mais alinhados aos produtos da marca – logo, possuem maior probabilidade de conversão.

O que são métricas de marketing digital?

Uma das principais vantagens do marketing digital são as formas de mensurar desempenho e resultados das campanhas, conteúdos etc. Isto são as métricas de marketing digital, que perpassam número de conversões (vendas, marcações de consulta etc.), ticket médio (valor médio das compras em meios digitais), número de impressões nas buscas paga e orgânica, engajamento em conteúdos nas redes sociais, ranqueamento na busca do Google, ROI – taxa de retorno sobre o investimento, entre tantas outras, construídas de acordo com o perfil de cada negócio.

No marketing digital, nada é feito no escuro. Desde o planejamento estratégico de marketing até a avaliação de resultados, tudo é feito com base em métricas objetivas, inclusive as métricas-chave (os chamados KPI – Key Performance Indicator ou indicadores-chave de desempenho). Para tanto, existem diversas ferramentas analíticas utilizadas pelas agências de marketing digital: Google Analytics, Google Search Console, SEMrush, Facebook Insights etc.

Conte com a expertise da Fizzing 360º

Diante do completo universo do marketing digital, é um diferencial no mercado competitivo construir estratégias assertivas por meio de quem tem sólida expertise técnica e domina todas essas estratégias e ferramentas, além de diversas outras. Para isso, você pode conter com a parceria e suporte da Fizzing 360º, agência de publicidade, comunicação integrada e marketing digital com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Confira nossos cases de sucesso e entre em contato para ajudarmos a impulsionar o seu negócio!

Fale com a gente pelo WhatsApp e veja como podemos revolucionar o seu negócio!

FacebooktwitterpinterestlinkedinFacebooktwitterpinterestlinkedin
The following two tabs change content below.
Fizzing 360°

Fizzing 360°

Blog oficial da Fizzing 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.