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Marketing digital: aprenda a monetizar seu canal no YouTube

Marketing digital: monetização do canal no YouTube | FIZZING 360º

A chance de obter dinheiro por meio do YouTube tem atraído muitas pessoas. Afinal, há diversos youtubers que prosperaram financeiramente por causa do sucesso que alcançaram. No entanto, monetizar o canal pode ser um pouco mais difícil do que se imagina. Para isso, é necessário engajar o público e criar estratégias de marketing digital que ajudem a promovê-lo. Quer saber como alavancar o seu canal? Continue a leitura!

Sucesso do YouTube e resultados dos criadores de conteúdo que investiram em marketing digital

Não é novidade que o YouTube é a maior plataforma de vídeos da Internet. Criado em 2005, ele foi comprado pelo Google no ano seguinte devido ao sucesso conquistado. Desde então, o êxito só aumentou. Atualmente, de acordo com o YouTube, há mais de 2 bilhões de usuários na ferramenta de vídeos, o que corresponde a quase um terço da Internet. Por dia, eles assistem mais de 1 bilhão de horas de diversos conteúdos e realizam bilhões de visualizações, sendo que 70% do período de exibição geral provém de dispositivos móveis.

Com tantos resultados positivos, o YouTube desperta a atenção de muitas pessoas para fazerem seus canais. São tantos na plataforma e de variados nichos, que o público tem um leque de opções para acompanhar. Há desde vídeos infantis a tutoriais de tudo o que se possa imaginar. Mas, para ter sucesso, um criador de conteúdo precisa investir em marketing digital. Dessa forma, ele consegue lucrar com a monetização. Veja abaixo os dados divulgados pelo YouTube sobre o assunto.

  • A quantidade de canais que obtiveram seis dígitos em receitas anuais cresceu mais de 40% por ano;
  • O número dos que tiveram cinco dígitos aumentou para mais de 50%;
  • A porcentagem de canais com mais de 1 milhão de inscritos subiu para mais de 65% por ano.
Case Fizzing – canal do Leandro Hassum

Estratégias de marketing digital para alavancar no YouTube

Com vídeos para todos os gostos, o YouTube está disponível para canais de pessoas e empresas que vendem produtos e/ou serviços. Tais organizações fazem uso do Marketing de Conteúdo para aproximar o público-alvo por meio de materiais que ele possa se interessar e, assim, conhecer seus negócios. Crescer na plataforma é o sonho de todos. No entanto, para alcançar muitos inscritos, ter engajamento e monetizar o canal, é necessário criar estratégias assertivas de marketing digital. Confira abaixo algumas que irão te ajudar a evoluir no YouTube!

Estimule o engajamento com call to action

Não é à toa que os youtubers sempre pedem para as pessoas que estão assistindo ao vídeo se inscreverem no canal, comentarem e deixarem um like. Isso acontece porque, dessa forma, o engajamento aumenta e os algoritmos entendem que aquele canal é relevante. Assim, os conteúdos são entregues para outros usuários que ainda não o conhecem e fazem parte do público-alvo. Além disso, os vídeos têm um melhor ranqueamento no Google e no YouTube, aparecendo nos primeiros resultados de busca. Para isso, você deve deixar a vergonha de lado e convidar a audiência, de forma simpática e espontânea, para se inscrever, curtir, comentar e compartilhar o vídeo.

Capriche nas descrições dos vídeos

Muitos youtubers focam apenas no vídeo, mas deveriam estar atentos a recursos que podem ajudar a alavancar o conteúdo, como, por exemplo, as descrições. Elas também são um fator para que os algoritmos reconheçam o trabalho criado como algo importante. Portanto, você precisa se dedicar nas descrições. Para isso, faça-as com detalhes e utilize palavras-chave significativas para o seu canal e público. Além disso, acrescente informações relevantes, como a receita completa do tutorial de um doce ensinado ou os links das roupas apresentadas, por exemplo. Não esqueça de sempre inserir os links do seu site e das suas redes sociais, como o Instagram.

Utilize as tags

Nem todos fazem uso das tags, que servem para categorizar os vídeos. Mas deveriam, pois elas têm forte influência sobre o ranqueamento no resultado das buscas e no número de visualizações. É importante que você utilize palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo e público. Assim, ele será exibido para usuários que procuram por esse tipo de vídeo.

Tags - canal no YouTube da Dinamicar Pneus
Tags – canal no YouTube da Dinamicar Pneus

Insira legendas (Closed Caption CC) nos vídeos

O Closed Caption é um recurso que foi criado para que pessoas com deficiência auditiva possam ter acesso aos conteúdos. Porém, ele também é utilizado por usuários sem essa deficiência. Eles ativam a ferramenta quando não podem ligar o áudio no momento em que veem o vídeo ou por não terem fluência no idioma que é falado. Para oferecer a melhor experiência para a audiência, você deve inserir esse recurso em seus vídeos. Outro motivo para isso é porque os algoritmos conseguem captar as informações das legendas e fazer um melhor ranqueamento.

Divulgue os vídeos nas redes sociais e invista no YouTube Ads

A famosa frase “A propaganda é a alma do negócio” se encaixa muito bem neste tópico. Para que seu canal seja conhecido, é necessário divulgá-lo. Então, divulgue-o em suas redes sociais. A cada novo vídeo, publique um post comunicando sobre ele e convidando seus seguidores a vê-lo. Assim, você garante um maior alcance. É possível postar uma imagem estática ou um trecho do vídeo para provocar a curiosidade do público.

Outra maneira de propagar o seu canal é dentro da própria plataforma, com o YouTube Ads, uma ferramenta de anúncios. Investindo financeiramente, seu trabalho será apresentado para mais usuários. Dessa forma, você poderá ter um ótimo retorno, com muito mais inscritos, o que ajudará a alavancar seu negócio.

Garanta estratégias assertivas de marketing digital com a Fizzing 360º

Muitas são as possibilidades para conquistar um público engajado e a tão sonhada monetização no canal do YouTube. Para isso, você deve utilizar as estratégias de marketing digital indicadas nesse texto. No entanto, há muitas outras que podem ser usadas. Garanta as melhores estratégias com a Fizzing 360º, agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada. Criada em 2011, a Fizzing 360º conta com cases de sucesso que reforçam o bom trabalho executado. É para entregar o melhor aos clientes que o nosso time de profissionais está em constante aperfeiçoamento.

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