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Black Friday: 19 dicas imperdíveis para bater recorde de vendas

Black Friday: 19 dicas imperdíveis para bater recorde de vendas | Fizzing 360º

A Black Friday já está batendo na porta e os consumidores aguardam ansiosos pelos descontos. Você está se preparando para aproveitar essa importante oportunidade? Com ela, é possível alavancar as vendas do seu negócio e lucrar mais do que imagina. Assim como muitas outras datas comemorativas, como o Dia dos Pais e Dia dos Namorados, é fundamental não deixar escapar essa chance e criar uma campanha assertiva. Não sabe por onde começar e quer saber as melhores dicas para a Black Friday? Continue a leitura!

Confira as melhores estratégias para a Black Friday

Save the date: 26 de novembro. Essa é a data oficial da Black Friday 2021, mas ela pode ser ampliada estrategicamente como Black Week ou Black November, durando em toda a semana ou mês. E você, como um bom empreendedor, não pode deixar esse dia passar em branco. Afinal, são muitos os brasileiros que estão loucos pelos descontos que serão oferecidos. Muito provavelmente, seu concorrente vai disponibilizar vários. Você vai ficar só olhando? Nós esperamos que não! 

Até porque a tendência é que as vendas sejam ainda maiores do que no ano passado. Em 2020, as vendas realizadas na Black Friday foram maiores do que em 2019, mesmo que em meio à pandemia. Houve um aumento de 31% em comparação com o ano anterior, totalizando R$ 5,1 bilhões de reais. No caso do e-commerce, as compras chegaram a R$ 7,6 milhões, 24,7% a mais, de acordo com levantamento da NeoTrust / Compre & Confie.

Ou seja, sobram motivos para criar uma campanha estratégica com foco na Black Friday. Sua marca não pode ficar de fora dessa! Confira abaixo dicas imperdíveis para vender muito mais antes, durante e depois dessa importante data!

  1. Estenda a Black Friday
Case Black Friday Dinamicar Pneus | Fizzing 360º
Case Dinamicar Pneus

A Black Friday sempre acontece na última sexta-feira de novembro. No entanto, você pode estender o período de descontos para toda a semana ou todo o mês. Dessa forma, é possível atrair ainda mais clientes, visto que terão muitas promoções por um tempo maior. No caso da Black November, é possível oferecer descontos variados a cada semana e, no dia da Black Friday, fornecer uma porcentagem maior nos produtos mais desejados pelo seu público.

  1. Aqueça sua base de contatos para os descontos

Ter uma base de contatos dos seus clientes é fundamental, principalmente, neste momento. Essa é a hora de enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou um e-mail marketing para eles. Isso vale tanto para consumidores assíduos da sua marca quanto para aqueles que compraram um produto ou serviço seu apenas uma vez. Para isso, é importante automatizar esse processo com ferramentas específicas. Dessa forma, você otimiza tempo na produção. Entre as ferramentas que recomendamos, estão a Zenvia (para WhatsApp Marketing) e a Mailchimp (para e-mail marketing).

  1. Utilize gatilhos mentais de urgência
Case Black Friday Dinamicar Pneus | Fizzing 360º
Case Dinamicar Pneus

Os gatilhos mentais estimulam e influenciam o nosso cérebro nas tomadas de decisão. Entre os diversos que podem ser explorados, há os de urgência, que desenvolvem a sensação de que a pessoa precisa correr para aproveitar a Black Friday antes que acabe, por exemplo. Para isso, é fundamental usar e abusar de CTAs (chamadas para a ação) que despertem esse senso de urgência, como “Não perca!”, “Apenas hoje!” ou “Somente 3 produtos disponíveis!”. Além disso, fazer uma contagem regressiva com o tempo do término da promoção é um ótimo gatilho mental.

  1. Capriche no site para ter vendas facilitadas e intuitivas

Tendo ou não uma loja física, uma loja virtual sempre precisa ter um bom site para que os clientes realizem as suas compras sem dificuldades. Mas, quando há um período em que espera-se maior volume de vendas, é necessário reforçar o e-commerce para que não haja nenhuma lentidão ou queda. Afinal, você não quer perder clientes por causa disso, não é mesmo? Então, atente-se ao tempo de carregamento das páginas e à estabilidade do servidor. Além disso, não esqueça que muitos consumidores compram pelo celular. Faça um design intuitivo, e responsivo, pensando no mobile.

  1. Use mídias alternativas para tráfego qualificado (reviews, publieditoriais e mídia programática)

Além dos anúncios realizados nas redes sociais e no Google, você pode utilizar mídias alternativas para ter um tráfego qualificado. Uma opção que costuma atrair o público são os reviews de produtos ou serviços. Isso porque o usuário já está em busca de saber informações e opiniões sobre o que deseja consumir e nada melhor do que uma boa demonstração pra dar aquele empurrãozinho final! 

Outra possibilidade são os publieditoriais, em que você pode contratar um veículo jornalístico, um site especializado ou um influenciador  para divulgar seu produto ou serviço como uma solução à sua audiência. É importante saber que sempre deverá estar claro em alguma parte da publicação que trata-se de um publieditorial, ou seja, um conteúdo pago.

Já a mídia programática, pode ser utilizada de forma complementar à sua estratégia de anúncios, pois, com ela, você pode expor suas ofertas a públicos altamente qualificados a partir de inventários especializados. Há diferentes formatos de veiculação, como Display, Digital Out of Home (DOOH), Native Ads, Vídeo e Áudio, além de conteúdo relacionado e remarketing. A seguir, listamos algumas das melhores plataformas de mídia programática do mercado:

  • Google DoubleClick
  • Taboola 
  • Outbrain
  • Criteo
  1. Reforce o estoque

Como você já sabe, a Black Friday movimenta muito o comércio. Com tantos consumidores doidos para comprar, é importante estar atento ao seu estoque e reforçá-lo. Para isso, faça um bom planejamento e uma estimativa do consumo durante a ação. Assim, você pode adquirir os produtos com seus fornecedores conforme sua previsão. Tenha em mente que os clientes não querem se frustrar ao ver o item que queriam já esgotado na tarde da Black Friday.

  1. Disponibilize diferentes meios de pagamento

Não dificulte o processo da compra para o seu cliente. Afinal, você quer vender muito, não é mesmo? Então, ofereça diferentes opções de meios de pagamento para que todos possam ter acesso à compra. Além dos tradicionais cartões de crédito e débito e do boleto bancário, disponibilize o pix, que irá beneficiar tanto o consumidor quanto você, podendo receber o valor na sua conta em poucos segundos depois da transação ser realizada. 

  1. Converse com quem abandona o carrinho (push notifications, remarketing e e-mail marketing)

O abandono de carrinho é um mal que acontece em todo e-commerce. Mas é muito importante criar estratégias para evitar esse problema. Para isso, você pode conversar com o consumidor. Com as push notifications, que são os alertas em formato de banner ou pop-up que aparecem na tela do celular, é possível atrair a atenção do cliente em potencial com uma mensagem que o lembre de revisitar o carrinho e finalizar a compra.

Além disso, pode ser elaborada uma campanha de remarketing com o objetivo de trazer de volta aquele usuário que demonstrou interesse na sua marca. Há muitas possibilidades para alcançar esse lead, como uma mensagem pelo WhatsApp, anúncios direcionados pelo Facebook Ads, Google Ads e Criteo e por meio do e-mail marketing.

No e-mail marketing, com os relatórios em tempo real que as melhores ferramentas de disparo disponibilizam, você pode ter a certeza de que o seu lead irá receber sua informação. Mas é essencial criar uma comunicação atrativa para que ele abra o e-mail. Invista em um bom título e, no corpo do e-mail, faça uma arte que o estimule a voltar ao carrinho e realizar a compra. Oferecer aquele desconto especial ajuda muito!

  1. Crie landing pages otimizadas para a campanha

Para que a sua campanha de Black Friday seja um sucesso, crie uma landing page direcionada para essa ação com foco nos produtos que estarão com descontos. Apontando todas as mídias para a nova LP, além de informar ao usuário sobre as ofertas, você ainda consegue mensurar e analisar os resultados da campanha. Mas, para isso, otimize a sua LP com técnicas de SEO para que tenha uma boa posição de ranqueamento no Google, utilize botões de ação que direcionem para o WhatsApp e, como dito anteriormente, seja mobile friendly.

  1.  Prepare sua equipe e foque na experiência do cliente
Case Black Friday O Galeto Grill | Fizzing 360º
Case O Galeto Grill

Juntamente com os esforços na esfera digital, é fundamental estar atento ao atendimento ao cliente em loja. Por isso, prepare toda a sua equipe e faça treinamentos, se for preciso. Isso porque, provavelmente, a quantidade de consumidores no ambiente será maior do que o normal e, para que nenhum deles se decepcione e tenha uma experiência completa, todos os profissionais precisam ser eficientes e ágeis.

  1. Divulgue os descontos nos pontos de venda, além do ambiente digital

Além de fazer toda uma campanha no ambiente digital, divulgue as ofertas na loja. Se possível, faça isso com certa antecedência. Analise pontos estratégicos no local, onde tenham melhor visibilidade tanto para quem está dentro quanto para aqueles que estão fora da loja. Banners, displays em acrílico e camisas personalizadas são ótimas opções, que chamam a atenção do cliente, além de uma decoração especial com as cores preta e amarela.

  1. Facilite a venda online e elimine campos de preenchimento desnecessários

Sabe aquele cadastro antes da finalização da compra com muitos campos e informações para o usuário preencher? Esqueça isso! Facilite a venda e a vida do consumidor com poucos tópicos, somente aqueles essenciais. Você sabia que muitos usuários desistem de uma compra por causa de formulários extensos? Se você não quer que isso aconteça em seu e-commerce, integre a conta do Google ou do Facebook no login. É uma praticidade a mais que pode, até mesmo, atrair internautas que irão abandonar outros sites.

  1. Pense no WhatsApp como meio de vendas

Atualmente, o WhatsApp é bem mais do que apenas um aplicativo de troca de mensagens. Usado por muitas marcas como mais um meio de comunicação com os consumidores, ele pode ser utilizado para a realização de vendas. Para isso, é possível fazer o uso de ferramentas automatizadas, com uso de bots, que irão otimizar o trabalho da equipe. Mas, ainda assim, é fundamental ter profissionais especializados em atendimento ao cliente. Além da venda, o próprio pagamento pode ser feito pelo WhatsApp, sem que haja a necessidade do usuário ser encaminhado para o site ou qualquer outra plataforma.

  1. Faça uma análise dos preços da concorrência 
Case Black Friday Compre On | Fizzing 360º
Case Compre On

Com a Black Friday sendo anunciada, confira os preços dos seus concorrentes. Verifique se os seus descontos estão na mesma faixa que as ofertas deles. Se possível, tente oferecer porcentagens ainda maiores para sair na frente, pois saiba que os consumidores irão comparar os preços e as possibilidades disponíveis. Nesse caso de uma data com foco em promoção, irá atrair o cliente aquele que tiver o melhor preço e condições de pagamento.

  1. Produza um live commerce

O live commerce é uma modalidade de venda que permite maior interação e conexão entre a marca e o público. Em uma transmissão ao vivo, é possível apresentar seus produtos de forma descontraída e as melhores ofertas para a Black Friday. Além de apresentadores e vendedores que ajudem a engajar e entreter, pode-se contratar influenciadores, que irão atrair ainda mais pessoas para esse evento. Além da captação de leads, a própria finalização de compra pode ser realizada na plataforma do live commerce, facilitando todo o processo de venda.

  1. Atente-se e não atrase os prazos de entregas

Venda realizada e hora de relaxar? Não mesmo! O trabalho para conquistar o cliente continua mesmo depois da compra finalizada. Se existe uma lista de situações que irritam o consumidor, podemos dizer que atrasar a entrega do produto está no topo. Por isso, esteja atento e apenas ofereça um prazo de entrega que seja possível de ser realizado. Caso perceba que, com um número maior de vendas, não conseguirá entregar os itens dentro do tempo que costuma estipular, aumente o prazo, se for necessário, mas avise proativamente. Além disso, sempre coloque uns dias a mais do que pretende fazer a entrega. O cliente costuma se surpreender quando o produto chega em sua casa antes do prazo.

  1. Faça simulações no seu site e conte com clientes ocultos na loja física

Antes de dar início à Black Friday, faça testes para avaliar o atendimento e a experiência do usuário com sua marca. Simule uma compra em seu site e veja se há algum problema que possa afastar as vendas. Além disso, conte com clientes ocultos na loja física para que haja uma análise sobre a performance dos vendedores. Conte com pessoas que irão criticar estrategicamente com o objetivo de melhorar cada ponto do seu negócio e elevá-lo em um nível maior.

  1. Monitore desempenho e resultados 

Durante a campanha de Black Friday, é fundamental monitorar o desempenho e os resultados das ações. Dessa forma, é possível ver o que está sendo um sucesso e o que precisa ser ajustado para garantir mais vendas. Para isso, pode-se utilizar o Google Analytics, que irá demonstrar em tempo real a performance da sua campanha. Para que seus anúncios cheguem ao seu público e gerem conversões em vendas, é necessário fazer essa análise constantemente. Com essa ferramenta, você pode garantir sucesso antes e depois da Black Friday.

  1. Fidelize os clientes no pós-venda

Fim de Black Friday e o trabalho continua. É o momento certo de fidelizar os novos clientes que chegaram até a sua marca por causa da campanha. Para isso, todos os dados que você tiver sobre eles serão de extrema utilidade. Aproveite para enviar um e-mail marketing ou uma mensagem automatizada e personalizada pelo WhatsApp perguntando como foi a experiência com sua empresa e convidando-o a conhecer mais dos seus produtos. Com o Natal se aproximando, essa base de contatos será essencial para você. É a próxima data celebrativa que poderá aproveitar para conquistar ainda mais esses consumidores.

Estratégias de Marketing para Black Friday é com a Fizzing 360º

São muitas as possibilidades de estratégias de Marketing para a Black Friday e você não pode perder a grande oportunidade desta data para atrair e fidelizar clientes. Para aproveitar essa data, você pode contar com a Fizzing 360º, agência de Publicidade, Marketing Digital e Comunicação integrada. No mercado desde 2011, contamos com um leque de mais de 300 cases de sucesso, como Dinamicar Pneus, Plamev, Cultura Inglesa, O Galeto Grill, Ortobom e muitos outros. Entre em contato conosco e conte com profissionais especializados!

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