O e-commerce veio para ficar: e agora?

 
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As plataformas de e-commerce já vinham em franca expansão no mundo inteiro, e no Brasil não poderia ser diferente. Segundo estudo do “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, com pesquisas promovidas pelo PayPal e pelo BigData Corp, divulgado em julho de 2019, o Brasil apresentou expansão de 37,6% no período de um ano (entre 2018 e 2019) no número de lojas virtuais no país. Em 2016 e 2017, o indicador havia sido, respectivamente, de 9,2% e 12,5%, com acentuação de trajetória que já era de alta.

Só que um novo fator entrou na jogada e atuou como catalisador desse processo, claro que de uma forma que ninguém gostaria: a pandemia do novo coronavírus e as consequentes medidas de distanciamento social fecharam temporariamente milhares de lojas, de pequeno, médio e grande portes, contribuindo para um boom das vendas on-line: cerca de 100 mil lojas virtuais foram abertas entre o início de março e o fim de abril, segundo dados da ABComm (associação do setor de e-commerce). E, mesmo com as lojas podendo reabrir, os especialistas são praticamente unânimes ao afirmar que a tendência do e-commerce veio para ficar, com muitas pessoas de perfil mais consumidor que compravam somente presencialmente passando também a adquirir produtos na internet, dos mais variados tipos e tickets médios (alimentação, vestuário, mídias etc.).

A questão que fica é a seguinte: o seu negócio está preparado para esta tendência?

O processo de transformação digital

Especialistas do mercado publicitário, pesquisas de opinião e estudos de perfis de consumo costumam utilizar o conceito de transformação digital para descrever o contexto descrito acima. O processo, que já vinha em andamento com a ampliação da presença das marcas na internet, agora ficou ainda mais nítido: as vendas pela internet no varejo saltaram 209% no mundo todo durante a pandemia, de acordo com estudo divulgado pela ACI Worldwide, empresa de sistemas de pagamento eletrônico.

O setor que apresentou maior crescimento foi o de videogames e jogos eletrônicos, com alta de 126% das vendas em abril. Itens domésticos de uso disseminado e maior valor agregado se destacaram, como laptops e televisores, o que é efeito direto da maior permanência das pessoas em casa. Seja para um melhor desempenho de suas vendas (para quem já vende na internet) ou implementação de um novo projeto de presença virtual de marcas, inclusive com criação de plataforma de e-commerce, é de suma importância contar com uma estratégia de marketing digital eficaz, elaborada de acordo com o público-alvo do seu negócio, a sua margem de orçamento para investir no marketing digital e as condições do seu segmento no ambiente virtual, que é bastante competitivo. Um dos elementos mais importantes do sua estratégia deve ser o CRO: Conversion Rate Optimization, conjunto de técnicas de otimização voltadas a alavancar as taxas de conversão do seu site.

Cases bem-sucedidos de clientes da Fizzing durante a quarentena!

A fim de ilustrar como sólidas estratégias de marketing digital podem potencializar as vendas de sites de e-commerce durante esta quarentena, vamos citar dois cases da Fizzing que apresentaram ótimo desempenho nesta modalidade durante os últimos meses. Trata-se da NaturalFit e da Outlet Pneus.

A NaturalFit é uma fabricante e distribuidora de produtos saudáveis (sem glúten, sem lactose, low carb etc.), e neste período suas pausas nos pontos de venda parceiros diminuíram sensivelmente, tendo em vista o fechamento de estabelecimentos não essenciais. Ao direcionar a estratégia e todos os esforços para impulsionar as vendas on-line, o site da empresa vem apresentando números excelentes: comparando os valores do mês de maio (até o dia 25, isto é, ainda restando dias para completar o mês) com os de fevereiro (pré-quarentena, portanto), houve um aumento de 582% na receita total oriunda das compras on-line, enquanto o total de transações subiu 348%, de acordo com dados do Google Analytics.

O crescimento proporcional mais impactante foi de curto prazo, entre os meses de fevereiro e março, com crescimento de 404% na receita (ou seja, o faturamento mais do que quintuplicou), enquanto a alta observada no total de transações foi de 206% (triplicando, portanto), mostrando que os resultados obtidos com a migração dos esforços para o e-commerce foram de curto prazo, com a tendência de subida se mantendo em abril e maio. Também houve aumento do ticket médio: 64,5% entre fevereiro e março. Impressionante, não é mesmo?

Natural Fit

Outro case de sucesso que não podemos deixar de citar é da Outlet Pneus, loja cuja própria plataforma de e-commerce foi desenvolvida pela Fizzing. Entre março e abril, houve um boom nas vendas online: crescimento de 3.510% na receita (isso mesmo, a receita foi multiplicada por 36) e de 1.450% no total de transações realizadas na plataforma, também com dados apurados pelo Google Analytics. Esses dados deixam bastante clara a importância da aplicação de consistentes estratégias de marketing digital para alavancar lojas virtuais, como anúncios patrocinados no Google Ads e Social Ads, entre outras possibilidades.

Outlet Pneus – e-commece

A Fizzing é parceira credenciada da Loja Integrada e da B2W!

Recentemente, a agência Fizzing 360º firmou parceria com a Loja Integrada, a plataforma de e-commerce mais popular do Brasil, com cerca de 1 milhão de lojas criadas, além de fazer parte do Grupo VTEX, maior rede de e-commerce do mundo.

Por meio desta parceria, nossos clientes têm acesso a descontos e facilidades para o empreendedor ter acesso a todos os recursos e técnicas de otimização oferecidos pela plataforma, como diário de bordo, Split Checkout, integração com diversas ferramentas e plataformas, amplas possibilidades de pagamento para os consumidores etc., além de suporte exclusivo. Além disso, a Loja Integrada está oferecendo a possibilidade de estender em um mês o atendimento gratuito aos clientes Fizzing.

E tem mais: a Fizzing também é parceira credenciada na B2W Marketplace, maior plataforma digital da América Latina e que oferece aos lojistas a possibilidade de que seus produtos sejam vendidos nos maiores sites de Marketplace, como Submarino, Americanas.com, Shoptime etc.

Alavanque sua presença virtual com a Fizzing!

Deseja ver seus produtos presentes nas maiores plataformas de comércio virtual do país? Ou deseja ter um e-commerce próprio com toda a identidade visual do seu negócio? Quer otimizar as vendas de um e-commerce já existente com a aplicação de estratégias de marketing digital e diversas técnicas, como SEO, CRO etc., a fim de aumentar as conversões e melhorar o ranqueamento do seu site no Google? Quer alavancar sua presença nas redes sociais? Deseja que anúncios de seus produtos e serviços cheguem a potenciais clientes criteriosamente definidos por meio de parâmetros de segmentação? Para tudo isso e muito mais, você pode contar com os serviços de excelência da Fizzing 360º, agência de marketing e comunicação integrada com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Entre em contato e veja as possibilidades!

Fale com a gente pelo WhatsApp e veja como podemos revolucionar o seu negócio!

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Fizzing 360°

Fizzing 360°

Blog oficial da Fizzing 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.