Estratégias de marketing em datas comemorativas

 
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As datas comemorativas exercem um papel importante para empresas dos mais diversos ramos de negócio, não somente aquelas de varejo que ficaram famosas por suas campanhas de Natal, Dia das Mães ou Dia dos Pais. Pensando nisso e com a proximidade do Dia dos Pais, trazemos para você em nosso blog algumas estratégias de marketing em datas comemorativas bastante interessantes e que já trouxeram resultados com diversos clientes da agência.

As estratégias de marketing perpassam tanto campanhas mais agressivas de anúncios em Social Ads e Google Ads quanto ações mais voltadas para o posicionamento institucional (em meio a estratégias de inbound marketing).

Aproveite com assertividade sua base de leads!

Aproveitando a sua base de leads, ou seja, de clientes efetivos e potenciais que declararam interesse em seus produtos e/ou serviços e estão em sua base de dados, você pode desenvolver uma série de estratégias para atingir este público-alvo, que encontra-se em estágio mais avançado no funil de vendas do que aqueles que você ainda irá captar com outras estratégias, das quais trataremos mais adiante.

Com sua base já existente, por meio da qual você consegue também ter acesso ao perfil de consumo dos clientes que já realizaram compras (principalmente com a prática de tagueamento de e-commerce no ramo de lojas virtuais), você pode lançar mão de técnicas otimizadas de e-mail marketing, com o envio de ofertas especiais ligadas àquela data comemorativa, divulgação de sorteios, concursos culturais, entre outras possibilidades.

Com o Facebook Insights, por exemplo (além do Instagram), você consegue ter acesso a um diagnóstico pormenorizado do perfil dos usuários que lhe acompanham nas redes sociais, possibilitando a produção de campanhas otimizadas.

Desenvolva campanhas de anúncios com segmentação rigorosa

Por meio de ferramentas como o Google Ads e o Social Ads (que abrange as ferramentas de produção e gerenciamento de anúncios de plataformas como Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn, por exemplo), você pode investir em campanhas pagas. Porém, sem a devida preparação e os parâmetros corretos de acordo com seu target (público-alvo), isso pode significar dinheiro jogado fora, com baixo ROI (retorno sobre o investimento).

Por isso, é de suma importância contar com o suporte de uma agência de marketing especializada em campanhas digitais e com um sólido portfólio, como é o caso da Fizzing 360º. Por meio da produção de conteúdo de alta qualidade (envolvendo redação e arte) e da segmentação dos anúncios com ênfase naqueles usuários com maior probabilidade de gerar conversão (ou seja, adquirir um produto ou serviço de sua empresa), a probabilidade de obter melhores resultados é enorme. E, o que também é muito importante: você pode avaliar o sucesso dessas campanhas por meio de sólidas métricas e lançando mão de robustas ferramentas analíticas.

Tal produção de conteúdo patrocinado e de campanhas pode abarcar diversos tipos de ações, como landing pages específicas para aquela data comemorativa, stories, publicações em feed, anúncios na busca paga do Google etc.

Dinamicar Pneus – Carnaval

Capte novos leads e potencialize conversões por meio de sorteios e concursos culturais!

Uma estratégia de marketing bastante utilizada em datas comemorativas é a promoção de sorteios e concursos culturais, os quais, por meio de anúncios segmentados, podem chegar a um público com elevado potencial de se cadastrar, o que serve para gerar leads qualificados para você utilizar em campanhas mais “agressivas” com o foco em conversão/vendas.

Dra. Beatriz Medina – Dia dos Namorados

Além de novos clientes, tal estratégia também possui bastante impacto com os seus leads já cadastrados, uma vez que você pode customizar o conteúdo de suas páginas e as próprias mensagens de e-mail marketing e landing pages com o foco nessas “iscas” de concursos culturais e sorteios.

Além, é claro, de reforçar o posicionamento institucional de sua marca e contribuir para fidelizar seus clientes, no âmbito de estratégias de inbound marketing, que se refere ao conjunto de técnicas para atrair novos clientes. Por exemplo, você pode enviar e-books, newsletters, produzir conteúdos de blog focados nas palavras-chave mais procuradas por seus potenciais clientes etc. Além, é claro, de cumprir um papel importante na humanização da marca, mostrando o comprometimento de sua empresa com diversas pautas que são retratadas no âmbito das datas comemorativas.

Calendário de marketing vai muito além das datas mais badaladas!

As agências de marketing digital e publicidade contam com um forte instrumento para a sua programação de datas comemorativas: trata-se do calendário de marketing, que apresenta todos as datas comemorativas do ano, abrangendo todos os nichos e indo muito além de somente Natal, Ano Novo, Páscoa, Carnaval, Dia das Mães e Dia dos Pais.

Dinamicar Pneus – Natal

É importante salientar que a importância de cada data comemorativa vai variar de negócio para negócio, a depender do seu ramo de atuação. Também é importante evitar que o conteúdo produzido fique na superficialidade ou pareça que foi algo produzido somente para ocupar aquele espaço em suas páginas. Todo conteúdo produzido, no âmbito de um assertivo plano de marketing de conteúdo, deve estar integrado a uma estratégia mais ampla, de modo que aquele conteúdo específico possa potencializar os seus resultados.

Conte com a expertise da Fizzing 360º em datas comemorativas!

A Fizzing 360º, agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, possui em seu portfólio diversos clientes com atuação voltada o marketing em datas comemorativas, como campanhas de anúncios, conteúdos dedicados, abastecimento de redes sociais, landing pages, customização de websites, conteúdos para blog etc. É fundamental que esses conteúdos estejam integrados no âmbito de uma sólida estratégia de marketing digital. Confira nosso portfólio e entre já em contato!

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Fizzing 360°

Fizzing 360°

Blog oficial da Fizzing 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.