Call to action (CTA): o que é e como utilizar?

 
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Se você deseja ter mais vendas, assinantes na newsletter ou visitas no site, precisa utilizar estratégias de marketing digital para atrair o seu público. Uma das técnicas mais usadas é o call to action (CTA). Com ela, você consegue não somente aproximar, mas também converter leads ao destino que deseja encaminhá-los. Assim, os objetivos da sua marca serão alcançados com maior facilidade. Para entender o que é call to action e como você pode usá-lo, continue a leitura!

O que é call to action?

Call to action significa “chamada para ação”, traduzindo para o português. Também conhecida como CTA, é uma estratégia de marketing que conduz o usuário a realizar o que uma empresa deseja que ele faça. Muito aderida, essa técnica pode ser apresentada de diversas formas. Porém, as mais comuns são em formato de botões, banners e links. Ela costuma estar presente na home de um site, em anúncios divulgados nas redes sociais e outras páginas da internet, nos posts do blog, no e-mail marketing, em vídeos e eBooks.

Qual a importância do call to action?

A partir da exibição de um call to action, é possível despertar a atenção e o interesse do usuário. Esses dois pontos fazem parte do conceito AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação), que é fundamental quando se faz um CTA. Após esses passos, o desejo e a ação são estimulados. Dessa forma, o processo de conversão é realizado. Assim, o indivíduo é guiado para a próxima etapa do funil de marketing de uma marca. Ele é apresentado a CTAs que o levem a conhecer mais daquela empresa e dos produtos ou serviços oferecidos até que chegue ao fundo do conceito do funil de conversão, que é quando realiza a compra.

Como utilizar call to action?

Há muitas formas de aplicar o call to action. Porém, para escolher o ideal, é fundamental ponderar o estágio do funil de marketing do conteúdo tratado e saber exatamente quem é a persona que deseja atingir. Além disso, o objetivo do CTA pode determinar como ele pode ser exibido para o público-alvo. Por isso, iremos sugerir ideias de como você pode utilizar o call to action de acordo com algumas finalidades. Confira abaixo!

Gerar tráfego para outro postblog

Ao gerar tráfego aos artigos do seu blog, eles podem ter um melhor ranqueamento nos buscadores. Dessa forma, sua empresa pode ser encontrada com maior facilidade por leads. Para isso, é essencial criar estratégias de call to action no postblog. Nesse caso, uma das melhores formas de melhorar o posicionamento no Google é fazendo links para outros artigos que tenham conteúdos referentes ao texto ou a uma palavra-chave citada.

Ter mais assinantes na newsletter

Esse é um dos maiores objetivos das marcas, pois, com a newsletter, é possível alcançar muitos leads. Isso porque os seus produtos, serviços e descontos são compartilhados com os assinantes. Assim, eles têm a oportunidade de conhecer mais sobre a sua empresa. Ao se inscrever na newsletter, o usuário prossegue do topo para o meio do funil de marketing. Para despertar o interesse dele em tomar essa ação, você pode utilizar o CTA em formato de banner no seu site e fazer anúncios em outras páginas da internet e nas redes sociais, como o Instagram, Twitter e Facebook.

Conduzir para landing page

Landing page é qualquer página de um site que caracteriza o destino de alguma campanha. Uma dica é encaminhá-lo para uma página em que seus serviços ou produtos são apresentados. Se você tem um e-commerce, dirija-o à página de venda de um item que ele já pesquisou em seu site. Isso pode ser realizado, por exemplo, com um e-mail marketing convidando-o a garantir um desconto na compra da peça.

Dicas para ter sucesso no call to action

Para que seu call to action estimule a ação do usuário e receba muitos cliques, é importante ter algumas estratégias que o torne mais interessante. Veja abaixo algumas dicas!

  • Gere urgência ao usar termos como “somente hoje”, “compre agora” ou “últimas horas”;
  • Use verbos no imperativo;
  • Utilize setas para indicar a parte mais importante;
  • Apresente números de porcentagens ou valores de descontos;
  • Posicione o texto do CTA de forma com que o usuário tenha uma melhor visualização da ação que você deseja que ele realize;
  • Confira sempre se os links funcionam e direcionam para a página correta;
  • Trabalhe as cores para estimular a ação do usuário.

Alcance leads com as estratégias de call to action da Fizzing 360º

Se a sua empresa aplicar as ideias e dicas que apresentamos nesse texto, ela vai ter sucesso no call to action produzido. No entanto, há uma maneira melhor de captar leads: contratando os serviços da Fizzing 360º, agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada. Por estar no mercado há 9 anos, a Fizzing 360º tem as melhores estratégias para que sua marca tenha CTAs que estimulem a ação do usuário. Conte com uma equipe de profissionais qualificados para cuidar do marketing da sua empresa. Entre em contato!

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Fizzing 360°

Blog oficial da Fizzing 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.