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Marketing digital para o setor educacional

Ao pensar em estratégias de marketing educacional, as instituições precisam analisar e levar em consideração a jornada de compra do consumidor. Quais são as melhores ações para atrair alguém que está procurando uma nova formação ou melhorar o currículo? Como é possível utilizar os canais digitais para reter alunos e melhorar a experiência deles com a marca? Vamos responder essas perguntas neste post!

O que é marketing educacional?

O marketing educacional traça estratégias que visam alcançar resultados positivos para escolas, faculdades e cursos livres, inclusive para ensino EAD. Mas, vale lembrar que cada instituição possui um público-alvo diferente e, por isso, ações de marketing distintas entre si.

Por exemplo: em muitos casos, como a campanha criada pela Fizzing 360º para a Universidade Unigranrio, há instituições que oferecem diversas opções de curso: presenciais, semipresenciais e a distância. Para cada modalidade, será necessário fazer uma segmentação diferente, já que o público interessado irá variar em localidade, objetivos, renda e idade, além de interesses específicos.

Campanha de marketing educacional Unigrario

Além disso, o marketing educacional tem algumas características próprias que serão colocadas em prática diante do objetivo da empresa, como:

  • Análise da concorrência;
  • Humanização da marca;
  • Reputação e imagem da instituição no setor educacional;
  • Expansão de mercado;
  • E captação e retenção de estudantes.

Quatro estratégias de marketing educacional

Muitas são as técnicas e estratégias de marketing educacional, mas cada uma tem objetivo e público específicos. Por isso, é muito importante desenvolver um planejamento estratégico antes de investir em determinadas ações e se certificar que serão assertivas para o seu negócio, assim como a Fizzing 360º realiza com os seus clientes.

Para exemplificar como funciona o marketing digital nesse setor, separamos quatro tendências de marketing educacional destinadas à retenção e captação de novos alunos; são elas:

Conteúdo em vídeo

Primordial em educação a distância, o conteúdo em vídeo facilita o ensino e proporciona aulas mais dinâmicas e participativas, uma característica muito valorizada pelos alunos que procuram cursos na modalidade EAD. Para isso, é importante que o corpo docente esteja preparado para fornecer materiais de qualidade. Já pensou em contratar uma agência com experiência para fornecer um treinamento básico de como gravar uma aula ou fazer uma live?

Além de ser muito positivo em questão de alcance nas redes sociais, o conteúdo em vídeo tem alto poder de influência com consumidores que já estão inseridos no processo do funil de marketing – nas etapas de consideração e conversão -, potencializando o engajamento de buscas e tráfego orgânico no site e redes sociais. Com a unidade do Méier da Evolute, instituição de Cursos Profissionalizantes, incentivamos a realização de vídeos no IGTV e lives com profissionais e especialistas.

O que é funil de marketing?

Marketing de experiência

O marketing de experiência pode ser um importante aliado na captação de novos clientes, pois ele tem como objetivo gerar expectativa e interesse dos alunos através de tours virtuais, webinários, workshops etc.

É indicado, também, usar o marketing de experiência na retenção de alunos. Estratégias como a gamificação dentro do sistema, acompanhando a conclusão de etapas; fornecimento de material didático diferenciado, como e-books interativos e landing pages; atendimento através de chats e whatsapp.

Chatbots

Instituições de ensino estão procurando soluções diferenciadas para que os contatos recebidos não fiquem sem resposta e, ao mesmo tempo, exista um filtro automático. Essa automação no processo é feita através de chatbots, ferramentas que conseguem, inicialmente, diferenciar o lead de acordo com o curso que procura, região de moradia e outros filtros que a empresa escolher.

Apesar dessa solução parecer ir contra a tendência de humanização nas redes sociais, quando bem trabalhada, com respostas completas e com uma experiência do usuário bem elaborada, pode ajudar o setor comercial e de vendas a filtrar os contatos recebidos e otimizar seu trabalho com leads mais quentes.

Fidelização de alunos

Quando você gera uma boa experiência para o seu consumidor, além dele se manter fiel ao seu produto e/ou serviço, também passa a fazer o famoso marketing boca a boca, a última etapa do funil de marketing que trabalhamos. Pensando nesse público, é importante que dentro da estratégia de marketing educacional existam ações voltadas para o compartilhamento de posts, interação de ex-alunos e até mesmo postagens dos atuais alunos. Com o curso de inglês UpTime, especificamente a franquia da Freguesia, a Fizzing 360º investe em posts divertidos e com conteúdo cultural geral.

Case – Curso UPTIME Freguesia

Invista em um conteúdo criativo para seus canais, procure interagir em comentários, curtidas e outros posts que marquem o perfil. Responda mensagens que forem recebidas através das redes sociais e esteja sempre de olho nas novidades que surgem e nas novas ferramentas disponíveis. Sua instituição já tem perfil no TikTok? 😉

Invista em marketing educacional

No mundo digital, o tempo de ensino e sua tradição no setor não são os únicos critérios que resultam em captação de novos alunos. É necessário desenvolver e analisar um planejamento estratégico assertivo para a instituição. Para isto, você pode contar com a Fizzing 360º, agência de marketing digital e publicidade, que possui profissionais com expertise em marketing educacional e diversos cases no segmento. Entre em contato conosco!

Fale com a gente pelo WhatsApp e veja como podemos revolucionar o seu negócio!

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Fizzing 360°

Blog oficial da Fizzing 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.
Fizzing 360°: Blog oficial da Fizzing 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.
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