Seeding: o que é e como colocar em prática?

 
FacebooktwitterpinterestlinkedinFacebooktwitterpinterestlinkedin

Assim como uma planta precisa receber certos cuidados na periodicidade certa para que cresça de forma saudável, há ações de marketing digital que devem ser realizadas aos poucos. Da mesma forma que uma flor não pode ser regada excessivamente, o seeding tem que ser aplicado de maneira moderada. Mas, como colocar esse conceito em prática adequadamente? É o que iremos lhe responder nesse texto. Se você não sabe o que é seeding, confira abaixo!

O que é seeding?

Seeding é uma estratégia de marketing digital que consiste em semear informações na internet. Com o intuito principal de divulgar uma marca e os produtos ou serviços da mesma, os profissionais da área plantam conteúdos para alcançar o público-alvo. Tais ações podem ser realizadas em comunidades e redes sociais, onde há a possibilidade de encontrar um lead. A técnica pode render ótimos resultados. Mas, para isso, deve ser bem planejada e executada.

Como aplicar o conceito de seeding?

Ao realizar uma ação de seeding, é importante ter em mente que, para conquistar a atenção do receptor da mensagem, deve-se ter o cuidado de não exagerar na dose. Disseminar informações de forma desordenada pode afastar o usuário e fazer com que ele tenha resistência à marca da próxima vez que visualizar algum conteúdo dela. Não seja a empresa inconveniente que fica enviando várias mensagens ou fazendo diversos comentários nas fotos de um perfil no Instagram para divulgar seu serviço. Para atingir seu público positivamente, siga a dica: foque na qualidade do conteúdo, não na quantidade. Confira abaixo outras dicas que irão te ajudar a ter sucesso em suas ações de seeding!

Faça um planejamento

Antes de qualquer passo ser dado, é importante fazer um planejamento para que as ações estratégicas deem certo. Defina os objetivos que a marca deseja alcançar e determine o público-alvo a ser atingido. Dessa forma, você consegue evitar erros.

Conheça seu público-alvo

Mais do que estabelecer o público-alvo, você deve estudá-lo. Ele costuma usar Twitter, Instagram ou grupos do Facebook? Como ele costuma se comunicar na Internet? Gosta de publicações engraçadas ou prefere algo mais informativo? Todas as respostas dessas questões te ajudarão a saber qual é a melhor plataforma e a linguagem ideal para se aproximar desse usuário. Para ter uma idealização completa dele, crie uma persona.

Produza o conteúdo conforme a rede escolhida

Agora que você já definiu qual mídia vai utilizar para fazer a ação, deve desenvolver seu conteúdo de acordo com as especificidades dele. Se você vai fazer uma publicação em um grupo do Facebook, ela precisa estar associada ao tema dele. Caso contrário, é possível que você seja banido. Se pretende utilizar o Twitter, aproveite para fazer tweets que não estejam relacionados ao produto ou serviço da marca. Interaja com os usuários. Caso a sua escolha tenha sido o Instagram, invista em stories interativos e naqueles que contêm informações relevantes ou imagens atrativas, que podem ser compartilhados pelos usuários, alcançando um público maior.

Não seja forçado

Busque encontrar uma forma espontânea de se comunicar com o usuário. Assim, você humaniza a marca e o receptor da mensagem se sente mais próximo dela. Personalizando sua comunicação com uma característica única, você sempre será lembrado pelos internautas por causa dela.

Analise os resultados

Mensure quais foram os ganhos da sua ação de seeding. Além disso, observe se o público a recebeu bem e interagiu com as oportunidades oferecidas. Se você adicionou algum link à publicação, veja quantos usuários clicaram nele e os que apenas visualizaram a mensagem transmitida.

Ações de seeding sem cometer spam

Por meio de ações de seeding, é possível que uma marca se comunique diretamente com um cliente em potencial. Mas, para isso, é fundamental que não haja excessividade. Afinal, nenhuma empresa quer ser conhecida por fazer spam. Por isso, o profissional de marketing deve ter a habilidade ideal para adotar a estratégia e conquistar os melhores resultados.

A ação de seeding fala diretamente com clientes em potencial

Semear informações na internet é praticamente um trabalho de venda online, no qual são identificados internautas com grande potencial para ter interesse pelo produto oferecido. Se um determinado usuário compartilhar em suas mídias e redes sociais que está procurando alguma mercadoria, mas não a encontra ou não está satisfeito com o preço de algum orçamento solicitado, por que não abordá-lo diretamente e convidá-lo a conhecer uma marca diferente, que atende às expectativas do que ele está buscando na internet? Experimente!

Na Fizzing 360º, agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada, você encontra uma equipe qualificada, composta por profissionais de Marketing, Jornalismo, Publicidade, Design, Programação e Letras. Além disso, nosso time está em constante aperfeiçoamento para produzir sempre os melhores trabalhos para nossos clientes.

Fale com a gente pelo WhatsApp e veja como podemos revolucionar o seu negócio!

FacebooktwitterpinterestlinkedinFacebooktwitterpinterestlinkedin
The following two tabs change content below.

Fizzing 360°

Blog oficial da Fizzing 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.