Key-word: a palavra-chave ideal para sua empresa aparecer no Google

 
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Você, provavelmente, já ouviu falar em palavra-chave, ou o termo original, keyword. São os termos de pesquisa compostos por uma ou mais palavras utilizados para encontrar conteúdos na Internet. É através destes termos que os usuários pesquisam nos mecanismos de busca e encontram o que procuram.

Para que seu conteúdo seja facilmente encontrado pelo usuário nas buscas pela Internet, é essencial que exista um planejamento das palavras-chave utilizadas nos seus textos. Assim, o seu site, ou post, será encontrado mais facilmente e melhor posicionado nas buscas do Google, Yahoo ou Bing.

Vamos agora analisar a melhor forma de escolher a palavra-chave ideal e algumas ferramentas que podem te auxiliar nesse processo.

Palavra-chave e SEO

A palavra-chave é uma das estratégias essenciais dentro das várias que podem ser utilizadas em SEO. As técnicas de Search Engine Optimization focam em colocar o seu conteúdo como um dos primeiros a serem apresentados nas buscas não pagas do Google. Dentre as várias ações que podem ser tomadas, a escolha da palavra-chave ideal referente ao texto escrito, é uma das principais. Além disso, o aprimoramento das técnicas em SEO é uma das tendências para o Marketing Digital em 2020.

Escolhendo a palavra-chave

Primeiro, selecione alguns termos e expressões que se relacionam com o seu conteúdo. Pense em como as pessoas pesquisariam sobre aquele tema na Internet. Desta forma, faça uma lista com algumas opções e prepare para analisá-las. E para fazer isso de forma exata, existem alguns parâmetros a serem analisados. Vamos ver quais são:

Volume de busca e competitividade

Isso significa entender quantas pesquisas são relacionadas ao termo estudado. Quanto mais alto o volume de busca, a tendência é que seja maior também a competitividade, já que seus concorrentes devem estar utilizando as mesmas palavras-chave para um conteúdo similar.

Dificuldade da palavra

Seguindo na linha da métrica anterior – volume de busca e competitividade – esta análise mostra o quão difícil é ranquear um conteúdo com determinada expressão. Afinal de contas, quanto maior a oferta de conteúdos relacionados ao mesmo tema, mais difícil chegar às primeiras posições.

Head Tail x Long Tail

A grande diferença diz respeito ao quão específica sua palavra-chave pode ser. As que chamamos de head tail são mais genéricas e, por isso, possuem um maior volume de busca, mas uma menor qualificação dos usuários que chegam até você. Já quando falamos de Long Tail, também chamada de cauda longa, os termos utilizados são mais específicos e as expressões são maiores, porém, quando o usuário é impactado, a probabilidade de ser o conteúdo perfeito para o problema dele é maior.

Ferramentas que auxiliam na escolha de Palavras-chave

Agora que você já sabe alguns parâmetros que precisam ser analisados na hora de escolher a palavra-chave ideal para seu conteúdo, vamos ver algumas ferramentas para te ajudar neste processo.

Google Trends

Esta é uma ferramenta gratuita do próprio Google que mostra termos buscados recentemente e histórico de uma determinada palavra-chave em um dado tempo. Além disso, é possível analisar em um determinado local, ano ou época do ano. Desta forma, se você possui um negócio com produtos sazonais, é interessante essa segmentação.

Google Keyword Planner

O planejador de Palavra-chave do Google faz parte da plataforma de Google Ads e é similar ao Google Trends, mas apresenta mais informações quanto aos termos pesquisados. Para acessar esta opção, é necessário fazer login em uma conta de Google Ads e então fazer o planejamento de uma possível campanha. Esta ferramenta é ideal para você buscar termos similares e analisar qual possui maior chance de ser ranqueado, maior competitividade e maior assertividade.

SEMrush

Diferentemente das duas anteriores, esta plataforma é paga, porém, entrega uma quantidade considerável de informações que podem te ajudar a planejar as palavras-chave ideais para seu texto. Além disso, também é possível realizar uma análise do site e dos seus principais concorrentes. Por falar em SEMrush, a Fizzing 360º é uma das primeiras agências no mundo com certificação em SEO pela SEMrush Academy.

Além de planejar as palavras-chave de forma a potencializar seu post ou site e atingir um maior número de pessoas, é essencial que a produção de conteúdo seja voltada para competir com seus concorrentes e que as outras técnicas de SEO estejam sendo levadas em consideração. Para garantir que você esteja em destaque, contrate uma agência de marketing digital especialista em SEO, como a Fizzing 360ͦ !

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