Homem discutindo com mulher que está ao notebook | Uso pessoal das redes sociais nas empresas: permitir ou proibir?

Uso pessoal das redes sociais nas empresas: permitir ou proibir?

 
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

 

Com o surgimento da internet móvel, ficou impossível deixar os colaboradores das empresas distantes das redes sociais. Por isso, muitas organizações começam a pensar se vale mesmo proibir o uso dentro do local de trabalho, uma vez que o funcionário pode ter acesso através de dispositivos móveis como smartphones e ipads, e o uso clandestino por parte desse funcionário pode ser mais maléfico à rotina de trabalho do que o uso liberado dessas ferramentas.

Vantagens e desvantagens do acesso livre às redes sociais

Uso de Redes Sociais no trabalho tem vantagens e desvantagens

O tema vem sendo bastante discutido nos departamentos internos que cuidam das rotinas de trabalho dos funcionários. Ao mesmo tempo em que as redes sociais podem ser ferramentas de integração com a própria empresa, elas podem servir como distração e causar a queda de rendimento e produtividade.

Com cada vez mais empresas apostando em mídias sociais, como ter um perfil na rede se seus próprios funcionários não podem acessá-lo do local de trabalho? Esse paradoxo não é nada bom para o marketing digital e o relacionamento da empresa com os funcionários, e deve ser evitado.

Como solucionar o impasse?

A solução não é proibir, e sim educar e conscientizar os colaboradores das empresas. A exemplo dos fumantes, que para cada cigarro fumado, perdiam 10 minutos, e, consequentemente, esses minutos eram acrescentados no horário de trabalho fazendo-o fumar menos, cobrar resultados dos colaboradores é uma boa prática, pois o influencia a usar as ferramentas de forma consciente. Estando em dia com as obrigações na empresa, e sabendo dosar a intensidade do uso, liberar as redes sociais no trabalho parece ser o melhor caminho a se seguir.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
The following two tabs change content below.
Avatar

Andrielle Bressane

Jornalista com um quê de publicidade. Tem no marketing digital a possibilidade de trabalhar com geração de conteúdo para WEB. Atua também como supervisora de conteúdo na agência Fizzing Marketing Digital.
Avatar

Latest posts by Andrielle Bressane (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *