O uso de memes em estratégias de marketing digital

 
FacebooktwitterpinterestlinkedinFacebooktwitterpinterestlinkedin

Se há uma característica que ninguém pode negar que os brasileiros têm é bom humor. Até mesmo os momentos difíceis são aliviados com piadas. Muitos deles são transformados em memes. Se você não tem ciência do que eles são, precisa saber. Afinal, foi aqui no Brasil que surgiu o primeiro museu de memes do mundo. E é claro que as marcas e agências usufruem do sucesso deles em suas estratégias de marketing digital. Mas você sabe como utilizá-los para se comunicar com o seu público-alvo? Veja nesse texto!

O que são memes?

Se você não sabe o que são os memes, precisa se atualizar o mais rápido possível. Basicamente, memes são imagens, vídeos ou frases que viralizam na internet rapidamente por serem engraçadas. Geralmente, são recriados ou recebem novos sentidos de acordo com quem os compartilha.

Mas engana-se quem pensa que eles surgiram há poucos anos. Na verdade, o termo “meme”, que vem da palavra grega “mimese” e significa imitação, foi usado no livro “O Gene Egoísta” em 1976. O autor e biólogo Richard Dawkins o utilizou para relacionar a disseminação de ideias entre as pessoas e um gene que repassa informações genéticas.

Por que utilizar memes em estratégias de marketing digital?

Com o surgimento da internet e das redes sociais, os memes logo conquistaram os usuários, que passaram a compartilhá-los cada vez mais. No entanto, o sucesso deles não é aproveitado somente pelos internautas. As marcas têm usado os memes no marketing de conteúdo para se comunicar com o seu público-alvo de forma mais descontraída.

Estratégias de marketing digital como a do uso de memes geram maior engajamento. Os seguidores se identificam com o post criado e, muitas vezes, compartilham com seus amigos ou em seus perfis. Dessa maneira, mais pessoas são alcançadas pelo conteúdo e passam a conhecer a empresa e seus produtos e/ou serviços.

Case meme – ONEBANK

Ainda no quesito da identificação, com a utilização dos memes, os usuários percebem que há pessoas por trás do perfil daquele empreendimento. A humanização da marca é algo muito importante, pois gera conexão com o público. Mas, caso você ainda tenha dúvidas se deve ou não usar memes, confira alguns resultados da pesquisa feita pela plataforma Gente, hub de estudos da Globosat, em parceria com a Consumoteca, que entrevistou mil pessoas em todo o Brasil:

  • 85% das pessoas curtem memes;
  • 57% seguem alguma página para acompanhá-los de perto;
  • 75% acreditam que eles ajudam a aliviar o estresse da rotina;
  • 63% buscam por eles para se distraírem;
  • 46% compartilham memes que traduzem seus problemas pessoais;
  • 73% contam que souberam de uma notícia política por meio de memes;
  • 64% se sentem incluídos quando entendem um meme.

Como usar memes em estratégias de marketing digital?

Os memes proporcionam muitos benefícios às marcas que os adotam. No entanto, para isso, é importante ter atenção a alguns quesitos quando for elaborar essas estratégias de marketing digital. É fundamental verificar a área da empresa e de que forma ela se comunica com seus seguidores. Além disso, o meme que deseja utilizar deve estar em conformidade com os objetivos, o público-alvo e o perfil da empresa.

Caso a marca exija uma imagem mais séria, um post com um meme descolado pode não combinar com esse perfil. Outra questão que deve ser pensada é sobre o tipo de conteúdo que aquele público deseja consumir. Se ele não gosta de memes, o ideal é não utilizá-los em suas publicações. Afinal, ninguém quer perder seguidores por não se identificarem mais com o que é publicado naquele perfil.

Outro ponto do uso de memes é o timing. É importante estar antenado às novidades que aparecem na internet todos os dias e utilizar as que ainda estão “quentes” nas redes sociais. Além disso, é interessante evitar os mais antigos, que estão em desuso. Afinal, ninguém quer passar a impressão de que é ultrapassado.

Case meme – R3 (BBB)

Estratégias de marketing digital com a Fizzing 360º

Para que sua marca tenha sucesso nas redes sociais, é necessário criar estratégias de marketing digital. Dessa forma, você pode contar com uma agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada, como a Fizzing 360º. Com uma equipe de profissionais qualificados, identificamos as melhores estratégias para a sua empresa se comunicar com o público-alvo e manter o seu perfil. Estamos no mercado há 9 anos e temos a experiência necessária para alavancar suas redes sociais. Entre em contato!

Fale com a gente pelo WhatsApp e veja como podemos revolucionar o seu negócio!

FacebooktwitterpinterestlinkedinFacebooktwitterpinterestlinkedin
The following two tabs change content below.
Fizzing 360°

Fizzing 360°

Blog oficial da Fizzing 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.