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4 tendências do Instagram para ficar de olho

Logo do Instagram azul em um fundo preto, com o seguinte texto: Como aproveitar as tendências do Instagram para impulsionar sua marca?

Apesar da popularização do TikTok e outras redes sociais mais recentes, o Insta segue muito utilizado pelos nativos digitais. Por isso, é sempre bom ficar atento às tendências e mudanças que ocorrem na plataforma. 

O ano de 2022 trouxe algumas alterações importantes nos algoritmos e recursos do Instagram. Além disso, estudos recentes vêm revelando insights interessantes sobre o comportamento dos usuários nessa rede social. 

Veja 4 tendências do Instagram para ficar de olho e fazer seus conteúdos bombarem. 

1. Consolidação dos três feeds

Uma das maiores novidades de 2022 no Instagram foi a volta do feed cronológico e a inserção do feed favoritos. Alteração que parece ter vindo para ficar. 

Agora, muitos usuários podem optar por ver posts somente das páginas que elas seguem, em ordem de postagem (os mais recentes no topo e os mais antigos mais para baixo). Ou marcar páginas específicas como favoritas e ter apenas conteúdos delas sendo exibidos. 

No feed comum, são os algoritmos do Instagram que decidem quais posts são mostrados e em qual ordem, usando critérios como os tipos de conteúdo com os quais o usuário mais interage, o horário da publicação e até mesmo o desempenho geral da página que publicou. Inclusive, a plataforma exibe postagens de perfis que a pessoa não segue, mas que os algoritmos consideram relevantes para ela. 

Entenda melhor como funciona cada um dos feeds: 

  • feed comum: os posts considerados mais relevantes pelos algoritmos são exibidos e colocados em destaque, mesmo que venham de páginas que a pessoa não segue; 
  • feed cronológico: todos os posts das páginas que a pessoa segue são exibidos no feed, por ordem de postagem (os mais recentes em cima, os mais antigos embaixo); 
  • favoritos: seria um meio-termo entre as duas anteriores. Aqui, o usuário pode favoritar as páginas que acha mais relevantes e somente elas aparecerão no seu feed. 

Como aproveitar essa tendência? 

Como alguns usuários podem optar pelo feed cronológico, o horário de compartilhamento tem voltado a fazer bastante diferença, já que a tendência é que seu post seja “jogado para baixo” conforme o tempo passa. 

Desta forma, você deve estar ainda mais atento aos horários nos quais seus seguidores costumam entrar no Insta, justamente para impactá-los no momento em que eles estiverem olhando o feed. 

Você pode achar métricas relacionadas aos momentos do dia nos quais seu público acessa o Instagram dentro do Facebook Business e de outras ferramentas de monitoramento, como o Reportei. 

2. Carrosséis seguem sendo uma boa opção 

Outra tendência do Instagram que vem se confirmando é a procura por conteúdos mais ricos e informativos, assim como memes. Há tempos essa plataforma deixou de ser um espaço dedicado apenas a fotos bonitas. 

Prova disso é o bom engajamento do carrossel: formato de postagem com várias fotos em sequência. 

Um relatório da Socialinsider, divulgado no ano passado, revelou que carrosséis foram os posts que mais geraram engajamento entre 2019 e 2020 em perfis pequenos e médios (até 10 mil seguidores), assim como naqueles com mais de 100 mil seguidores. Já em páginas com mais de 10 mil followers e menos de 100 mil, eles só perdem para o vídeo, ficando bem à frente das fotos:  

De acordo com o mesmo estudo, os posts carrosséis também foram os que mais receberam likes: 

Como aproveitar essa tendência?

Os carrosséis são uma ótima opção para quem deseja trazer informações mais detalhadas sobre um produto ou serviço. Em especial quando são abordados temas de ramos mais complexos, como medicina, tecnologia, educação, ciência, direito, entre outros. 

Exemplo de carrossel que a Fizzing produziu, explicando as etapas da assessoria jurídica do Escritório Cataldo Siston.

Também são excelentes para contar histórias ou narrar fatos, assim como na hora de trazer estatísticas e dados aprofundados sobre determinado tópico. 

Ou para mostrar catálogos de produtos e serviços.

Exemplo de carrossel com produtos que a Fizzing produziu para o cliente O Galleto Grill, brincando com a questão do Tinder.

3. Vídeos são os queridinhos do momento

Conforme o Instagram tenta superar seu principal rival do momento, o TikTok, a tendência é que os vídeos se destaquem cada vez mais nessa plataforma. De acordo com a mesma pesquisa do Socialinsider que citamos anteriormente, além de liderarem no quesito engajamento em perfis entre 10 mil e 100 mil seguidores, postagens em vídeo foram as que mais geraram comentários no período estudado: 

Nos últimos tempos, o formato de vídeo que tem recebido maior atenção no Insta é o Reels, criado em 2020 exatamente para ser uma resposta ao TikTok, com um modelo de compartilhamento e ferramentas de edição que se assemelham muito aos da rede social chinesa. 

Além de trazer bem mais engajamento que o feed, devido ao seu processo de distribuição, o Reels disponibiliza várias funcionalidades interessantes, como colocar músicas de fundo, filtros, dividir a tela em mais de um vídeo, cortar partes dos vídeos, colar um vídeo no outro, entre outras. 

Sem falar que seu tempo limite foi ampliado para 90 segundos (1 minuto e meio), oferecendo maiores possibilidades aos criadores de conteúdo. 

Como aproveitar essa tendência  

Os vídeos do Reels costumam usar memes e conteúdos mais humanizados. Desta forma, fique sempre antenado com os assuntos do momento para entrar na onda e divulgar sua marca de forma bem-humorada. Também invista em postagens mostrando o dia a dia da sua empresa. 

Exemplo de reels que a Fizzing produziu para a Dinamicar Pneus.

Outra forma de fazer seu vídeo se destacar é seguir as trends (tendências) dessa rede social. Você pode fazer isso adotando hashtags em alta e colocando músicas de fundo que estejam bombando na plataforma. 

4. Tendências nos stories 

O ano de 2022 também trouxe uma mudança importante para os stories. Agora, é possível compartilhar vídeos de até 1 minuto. Desta forma, este formato deverá ser ainda mais explorado para trazer conteúdos ricos e aprofundados sobre as empresas. 

Especialmente porque, segundo uma pesquisa da Opinion Box, 58% dos jovens brasileiros preferem ver stories do que o feed e 62% deles publicam mais stories do que conteúdo no feed

Como aproveitar essa tendência  

Como stories de vídeos longos não são mais fragmentados em vários stories menores, você deve criar conteúdos ainda mais chamativos, evitando que o seu target pule logo no início. 

Coloque algo nos primeiros 5 segundos do story que prenda os seus seguidores, para que eles queiram ver o resto (uma copy que aborde alguma dor deles, uma frase que desperte a sua curiosidade, uma imagem que gere simpatia neles). 

Stickers que estimulem algum tipo de interação (enquetes e perguntas, por exemplo) também ajudam a manter seus seguidores mais engajados. 

Aproveite, também, que hoje em dia os links nos stories estão disponíveis para todos. Uma vez que não é possível colocar links em posts de feed, você pode subir um vídeo nos stories abordando algum serviço da sua empresa com mais detalhes e acrescentar um sticker linkando para a página do seu site na qual seu cliente pode contratá-lo. 

Conte com uma agência sempre antenada com as novidades 

Redes sociais como o Instagram vivem em constante evolução, trazendo novas possibilidades de marketing e comunicação para sua empresa. Sem falar que o público que usa essas tecnologias também está sempre mudando. 

Por isso, conte com uma equipe sempre antenada nas últimas tendências do Instagram e que entende tudo de social media e produção de conteúdo tendo em vista resultados. Conheça a agência de marketing digital, publicidade e comunicação integrada Fizzing 360º.

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