Tendências do Instagram para ficar de olho

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Apesar da popularização do TikTok e outras redes sociais mais recentes, o Insta segue muito utilizado pelos nativos digitais. Por isso, é sempre bom ficar atento às tendências e mudanças que ocorrem na plataforma. 

O ano de 2022 trouxe algumas alterações importantes nos algoritmos e recursos do Instagram. Além disso, estudos recentes vêm revelando insights interessantes sobre o comportamento dos usuários nessa rede social. 

Veja algumas tendências do Instagram para ficar de olho e fazer seus conteúdos bombarem. 

Três opções de feed 

Uma das maiores novidades de 2022 no Instagram é a possível volta do feed cronológico.

Se você puxar na memória, vai lembrar que o Insta, antes de 2016, costumava mostrar somente posts das páginas que você seguia no feed, em ordem cronológica, conforme eles iam sendo publicados. Ou seja: as postagens que ficavam no topo eram as que foram compartilhadas mais recentemente. 

Com o tempo, as coisas foram mudando e os algoritmos do Instagram passaram a decidir quais posts seriam mostrados no feed e em qual ordem, usando critérios como os tipos de conteúdo com os quais o usuário mais interage, o horário da publicação e até mesmo o desempenho geral da página que publicou. Inclusive, no atual modelo, a plataforma exibe postagens de perfis que a pessoa não segue, mas que os algoritmos consideram relevantes para ela. 

Em 2022, o Instagram pretende implementar três modelos de feed, que os usuários poderão escolher: 

  • feed atual: com os posts considerados mais relevantes pelos algoritmos sendo exibidos e colocados em destaque; 
  • feed cronológico: como era antes, com todos os posts das páginas que a pessoa segue sendo exibidos no feed, por ordem de postagem (os mais recentes em cima, os mais antigos embaixo); 
  • favoritos: essa seria uma nova opção, a qual ficaria em um meio-termo entre as duas anteriores. Aqui, o usuário favorita as páginas que acha mais relevantes e somente elas aparecerão no seu feed. 

Como aproveitar essa tendência? 

A possível volta do feed cronológico deve aumentar o alcance orgânico da sua página, já que as postagens não passarão mais pelo crivo rigoroso dos algoritmos. Por outro lado, o horário de compartilhamento fará ainda mais diferença, já que a tendência é que seu post seja “jogado para baixo” conforme o tempo passa. 

Desta forma, você deve estar ainda mais atento aos horários nos quais seus seguidores costumam entrar no Insta, justamente para impactá-los no momento em que eles estiverem olhando o feed. 

Você pode achar métricas relacionadas aos momentos do dia nos quais seu público acessa o Instagram dentro do Facebook Business e de outras ferramentas de monitoramento, como o Reportei. 

Carrosséis em alta 

Estudos recentes comprovam que outra tendência do Instagram nos últimos tempos é deixar de ser uma rede social que as pessoas usam apenas para postar fotos bonitas. O público da plataforma tem procurado por conteúdos mais ricos e informativos, assim como memes.  

Prova disso é o engajamento cada vez maior do carrossel: formato de postagem com várias fotos em sequência.  

Um relatório da Socialinsider, divulgado no ano passado, revelou que carrosséis são os posts que mais geraram engajamento entre 2019 e 2020 em perfis pequenos e médios (até 10 mil seguidores), assim como naqueles com mais de 100 mil seguidores. Já em páginas com mais de 10 mil followers e menos de 100 mil, eles só perdem para o vídeo, ficando bem à frente das fotos:  

Gráfico comparativo colorido, do tipo barra, mostrando qual dos três formatos (imagem, vídeo ou carrossel) mais engajou no Instagram entre 2019 e 2020, de acordo com o número de seguidores.

De acordo com o mesmo estudo, os posts carrosséis também são os que recebem mais likes: 

Gráfico comparativo colorido, do tipo barra, mostrando qual dos três formatos (imagem, vídeo ou carrossel) mais recebeu likes no Instagram entre 2019 e 2020, de acordo com o número de seguidores.

Esse outro gráfico mostra o crescimento de popularidade desse formato, até 2020, em comparação com vídeos e imagens estáticas: 

Gráfico mostrando a evolução do engajamento nos três formatos do Instagram (vídeo, carrossel e imagem) ao longo dos meses, até outubro de 2020.

Como aproveitar essa tendência?

Os carrosséis são uma ótima opção para quem deseja trazer informações mais detalhadas sobre um produto ou serviço. Em especial quando são abordados temas de ramos mais complexos, como medicina, tecnologia, educação, ciência, entre outros. 

Também são excelentes para contar histórias ou narrar fatos, assim como na hora de trazer estatísticas e dados aprofundados sobre determinado tópico. 

Ou para mostrar catálogos de produtos e serviços.

Vídeos de até 2 minutos também devem se destacar 

Os vídeos também têm sido outro formato que vem se destacando no Instagram. De acordo com a mesma pesquisa do Socialinsider que citamos anteriormente, além de liderarem no quesito engajamento em perfis entre 10 mil e 100 mil seguidores, esses tipos de postagens foram os que mais geraram comentários no período estudado: 

No entanto, uma das tendências do Instagram em relação a vídeos é que eles sejam cada vez mais curtos. Primeiro por causa do fim do IGTV, que permitia conteúdos mais extensos. Segundo, por causa do sucesso de outra ferramenta da plataforma: o Reels. 

O Reels é um recurso do Instagram que permite editar e compartilhar conteúdos audiovisuais de até pouco mais de 1 minuto. Além de trazer bem mais engajamento que o feed, devido ao seu processo de distribuição, o Reels possui várias funcionalidades interessantes, como colocar músicas de fundo, filtros, dividir a tela em mais de um vídeo, cortar partes dos vídeos, colar um vídeo no outro, entre outras. 

Como aproveitar essa tendência  

Os vídeos do Reels costumam usar memes e conteúdos mais humanizados. Desta forma, fique sempre antenado com os assuntos do momento para entrar na onda e divulgar sua marca de forma bem-humorada. Também invista em postagens mostrando o dia a dia da sua empresa. 

Além disso, lembre-se de focar em vídeos não muito longos, já que, agora, tanto o feed quanto o Reels têm um certo limite de tempo. 

Conte com uma agência sempre antenada com as novidades 

Redes sociais como o Instagram vivem em constante evolução, trazendo novas possibilidades de marketing e comunicação para sua empresa. Sem falar que o público que usa essas tecnologias também está sempre mudando. 

Por isso, conte com uma equipe sempre antenada nas últimas tendências e que entende tudo de social media e produção de conteúdo tendo em vista resultados. Conheça a agência de marketing digital, publicidade e comunicação integrada Fizzing 360º.

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