Shadowban: 8 dicas valiosas para evitar a perda de alcance no Instagram

Shadowban: 8 dicas valiosas para evitar a perda de alcance no Instagram | Fizzing 360º

Suas postagens têm perdido alcance no Instagram? A quantidade de visualizações dos seus stories caíram? Ou o crescimento do número de seguidores “empacou”? Possivelmente, seu perfil sofreu shadowban. Mas, afinal, o que é isso? Responderemos a esta e outras questões ao longo deste artigo. 

Além disso, aproveitamos para listar 8 dicas valiosas de como evitar essa “punição” da rede. Ficou interessado? Então, fique conosco!

O que é shadowban?

Em tradução livre, shadowban significa “banir às escondidas”. Ou seja, trata-se da ação de bloquear determinados usuários da plataforma de maneira discreta. E como isso é possível? Simples, o algoritmo passa a “esconder” dos demais feeds conteúdos considerados como spam, ofensivos ou de algum modo fora das diretrizes de boas práticas da plataforma. 

Neste sentido, se você costuma usar hashtags ou o recurso de localização para alcançar outras contas pela aba “explorar”, sua estratégia cai sobre terra se você estiver bloqueado. A plataforma bloqueia as publicações de perfis bloqueados no campo de pesquisa. 

Como saber se fui atingido pelo shadowban?

Como o bloqueio da conta é silencioso, muitas vezes os usuários nem percebem que foram punidos. Mas se você desconfia que seu perfil sofreu essa punição, há uma forma simples de verificar. 

Primeiro, prepare uma publicação com hashtags que você costuma usar. Depois peça para alguns amigos pesquisarem por essas hashtags na aba “explorar”. Caso o seu post não apareça, muito provavelmente você foi bloqueado. Agora, se o conteúdo apareceu pelo menos para uma pessoa, então fique tranquilo, sua conta apenas perdeu engajamento. Com algumas estratégias de marketing é possível driblar isso. 

Como evitar o shadowban?

Embora o Instagram não admita o uso dessa prática, a conta oficial da rede já fez uma publicação reconhecendo que alguns usuários enfrentam problemas semelhantes a um bloqueio. A nota dada pela plataforma reforçou o que muitos usuários já discutiam na rede: o banimento “fantasma”, ou às escondidas.

Inclusive, à época, a rede social fez algumas recomendações para evitar a perda de alcance. Reunimos essas e outras dicas para te ajudar a fugir do shadowban. Vamos lá?!

  1. Verifique as hashtags 

Há muitas hashtags que são banidas do Instagram por serem consideradas ofensivas para alguns usuários. Exemplo de uma bem famosa é a #sextou. Embora os brasileiros façam o seu uso no sentido de comemorar a sexta-feira, a plataforma entende o termo como sex to you (sexo para você, em tradução do inglês). 

Então, confira se as hashtags que você usa não são proibidas pela rede. E na dúvida de quais são passíveis à punição, dê um Google. 

  1. Desinstale aplicativos de interação automática

Sabe aqueles aplicativos que curtem 300 fotos em 2 minutos e interagem nas publicações de outros usuários por conta própria? Fuja deles. O Instagram entende que essas ações são provenientes de robôs e bane as contas que agem dessa forma. Para não correr o risco de perder engajamento, interaja manualmente. 

  1. Evite o uso de muitas hashtags

Embora a plataforma permita até 30 hashtags por publicação, recomenda-se o uso de 10. Caso contrário, o algoritmo da rede pode considerar o seu post um spam e “escondê-lo” de outros usuários.

  1. Cuidado com as imagens que publica

Engana-se quem pensa que apenas imagens de armas, nudez e violência são proibidas e monitoradas pela plataforma. Fotos que exaltem a cirurgia plástica ou produtos de emagrecimento, por exemplo, também são banidas. Marcas e cirurgiões plásticos precisam ter muito cuidado na hora de divulgar seus produtos e/ou serviços para não sofrerem punições. 

Neste caso, recomenda-se a elaboração de um planejamento de marketing assertivo para evitar o shadowban e manter a comunicação aberta com o público-alvo. Atualmente, a equipe Fizzing 360º faz a gestão de diversas contas médicas que demandam um olhar mais cauteloso e técnico, como de cirurgiões plásticos e urologista reconstrutor, por exemplo.  

Campanha publicada no Instagram do Dr. Luiz Augusto Westin | Case Fizzing 360º
Case Fizzing 360º
Campanha publicada no Instagram do Dr. Luiz Cláudio Barbosa | Case Fizzing 360º
Case Fizzing 360º

  1. Atente-se às políticas do Instagram

Assim como o WhatsApp, Facebook e outras redes sociais, o Instagram passa por constantes atualizações em suas diretrizes. É muito importante se manter atento às suas políticas para não cometer nenhuma ação considerada ofensiva. 

  1. Não exagere na quantidade de posts

Evite fazer muitas publicações em um único dia. Primeiro que o algoritmo entende que posts em excesso podem ser bots, e depois que há grande chances dos seus seguidores se desinteressarem pelo seu conteúdo, quando excessivo. 

  1. Varie nas hashtags

Varie nas suas hashtags. “Ah, meu público é muito específico”. Neste caso, considere usar sinônimos para não abusar do uso excessivo de uma hashtag.

Se você sempre utiliza #artesanato, por exemplo, procure publicar vez ou outra #artesanatorj (caso seu local seja o Rio de Janeiro) ou #artesanatos, no plural.

  1. Cuidado com as estratégias de follow e unfollow

Optar pela estratégia de seguir e dar unfollow em várias contas em um curto espaço de tempo pode ser um “tiro no pé”. Isso porque ao invés de você estar ampliando seu alcance e ganhando novos seguidores, a plataforma pode considerar seu comportamento suspeito e bloqueá-lo. 

Como resolver o problema do shadowban?

Descobriu que sofreu o shadowban? Calma! Nem tudo está perdido. Algumas ações podem te ajudar. Veja!

  1. Dê um tempo no Instagram

Evite interagir ou publicar qualquer coisa na rede por 48h. Há grandes chances do algoritmo para de rastrear a sua conta após um período de inatividade. 

  1. Mude para um perfil pessoal

Mesmo que sua conta seja comercial, experimente trocá-la por um tempo para perfil pessoal. O Instagram costuma ser mais rígido com contas empresariais. 

  1. Retire acessos da sua conta 

Uma forma de driblar a situação é desassociar sua conta do Instagram a de outros aplicativos. 

Geralmente os usuários conectam diversas ferramentas à conta da rede social quando aparece a opção “logar com Instagram”. Revogue essas conexões acessando as configurações do perfil —-> aplicativos autorizados —-> revogar acesso.

Evite o shadowban com estratégias de marketing digital

Dicas são sempre bem-vindas, mas nada como uma ajuda profissional, não é?! Evite o shadowban ou outros contratempos nas suas redes sociais com o suporte da Fizzing 360º, agência de Marketing Digital e Publicidade. Aqui, você encontra profissionais altamente qualificados em estratégias assertivas de marketing digital. Entre em contato e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *