X

Fale Conosco: (21) 3486-8720

(11) 2348-5312

Regras de Etiqueta das Redes Sociais

Ao ingressar no ambiente digital, é necessário tomar alguns cuidados e adotar uma postura consciente perante as ferramentas de mídias sociais. Deve-se lembrar que o que é colocado na internet fica no ambiente virtual para sempre, e pode ser lido por outras pessoas que não sejam amigos e familiares. O que é publicado por você nas redes sociais mostra a sua personalidade e faz com que os outros construam uma imagem, que pode ser distorcida dependendo do teor do conteúdo divulgado.

Fique atento ao que você publica nas Redes Sociais

O espaço virtual está conectado com mais de 2 bilhões de usuários do mundo todo, exigindo práticas de navegação que garantam a boa convivência de todos. Um erro pode causar grandes constrangimentos, com consequências irreversíveis. Por isso, fique atento ao que você publica e às regras de etiqueta do ciberespaço:

  • Cuidado com as fotos que são veiculadas. Pergunte-se sempre se deseja ter sua imagem associada a elas, pois é isso que vai acontecer;
  • Não faça comentários preconceituosos e/ou agressivos. Tudo que você posta pode ser compartilhado e ganhar uma enorme proporção;
  • Quando for enviar um e-mail não esqueça do assunto. Se houver vários destinatários, coloque-os em cópia oculta, para não expor o endereço de e-mail dos seus colegas para outras pessoas;
  • Não escreva com letra maiúscula, a menos que deseje dar à palavra ou frase um tom de exclamação. Caso contrário, vai parecer que você está gritando e sendo grosseiro sem necessidade;
  • Respeite o status da pessoa, no caso de chats. Se ela está indisponível no momento, é porque não poderá conversar. Espere até que ela fique disponível.

Sua segurança também depende de você

Colocar seus hábitos de itinerários nas redes sociais pode ser perigoso. É comum vermos pessoas fazendo check-in em vários lugares, inclusive em casa. Esses usuários esquecem que essas informações podem ser usadas por pessoas que veem nas redes um ambiente que facilita a prática da violência e impunidade.

Fique atento às informações que são postadas na internet. Para quem está buscando um emprego, elas podem ser aliadas ou vilãs nos processos seletivos. Seguindo essas regras básicas, a gente garante a boa convivência na web, e permite que as relações empresas – clientes, e usuário – usuário, aproveitem corretamente os benefícios que as mídias e redes sociais podem proporcionar.

The following two tabs change content below.

Andrielle Bressane

Jornalista com um quê de publicidade. Tem no marketing digital a possibilidade de trabalhar com geração de conteúdo para WEB. Atua também como supervisora de conteúdo na agência Fizzing Marketing Digital.

Latest posts by Andrielle Bressane (see all)

Andrielle Bressane: @mellybressaneJornalista com um quê de publicidade. Tem no marketing digital a possibilidade de trabalhar com geração de conteúdo para WEB. Atua também como supervisora de conteúdo na agência Fizzing Marketing Digital.