fbpx

O que é Redesign, quando e por que fazer na sua marca?

Marketing digital: redesign | FIZZING 360º

A identidade visual gera valor e atrai novos negócios para uma empresa, mas é preciso se adaptar a tendências e novas necessidades do mercado para que não se torne ultrapassada. Por isso, o redesign é um dos processos que mais requer cuidado e atenção de uma marca.

Assim como todos os processos de mudanças que ocorrem em uma organização, a modernização do logotipo também precisa ser atendida, porém é preciso um bom planejamento para entender como, quando e por que fazer essa repaginação.

O que é redesign?

O redesign de marca é um processo mais amplo, que vai além da adaptação ou mudança de um logotipo. É preciso entender o comportamento e as necessidades do consumidor com o propósito de aproximá-los ainda mais da empresa.

Em resumo, o redesign é a recriação de uma marca. Com isso, padrões de cores, tipografia e ícones sofrem alterações, algumas vezes mais radicais, outras mais discretas, para reafirmar a visão, os objetivos e metas daquela instituição.

O ambiente digital também precisa seguir o padrão da nova identidade visual, para dar credibilidade e valorização ao discurso da marca, seja na reformulação do site, no layout de newsletters ou nas redes sociais.

Por que fazer o redesign de uma marca?

A maneira de se comunicar com os clientes sofre mudanças à medida em que os anos vão passando. E nesse contexto, a comunicação visual é fator decisivo para que uma marca seja reconhecida ou não. Por isso, sua atualização, seja no logotipo, nos produtos ou na mudança de público-alvo, tem a finalidade de agregar valor através das tendências de design, que também mudam constantemente e redefinem a percepção dos consumidores.

Redesign não é apenas uma mudança visual. O público compreende essa mudança como uma modernização da empresa e espera que se reflita na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. É muito difícil encontrar uma empresa que atue há 30 anos, por exemplo, e nunca tenha passado por essa repaginação.

Qual o momento certo para investir no redesign?

É inquestionável que uma hora ou outra todas as empresas precisem investir no redesign para renovar a sua marca, com intuito de reposicioná-la e torná-la referência no seu segmento. Contudo, existe um momento certo para isso.

Essa mudança só deve ocorrer a partir de uma necessidade. Isso acontece quando o público-alvo é modificado. Os consumidores de décadas atrás tinham perfis e hábitos diferentes dos de hoje, se tornaram mais exigentes, e esse fator é relevante na hora do redesign. Outros fatores são: a necessidade de se adequar às novas tecnologias, mudança de nicho, modernização do mercado, entre outros.

Cases de Redesign

O caso mais recente de redesign é da OLX. A empresa divulgou uma nova identidade visual, que não vale para o Brasil, que substitui a logomarca colorida por uma mais geométrica e dominada pela cor preta. A identidade foi recriada para transmitir uma imagem de otimismo e atitude da marca.

Podemos destacar outros cases clássicos como Google, Coca Cola, Apple, Nike, Starbucks; e marcas brasileiras como: Correios, CBF, Rede Globo, Decolar, entre outras.

Outro exemplo é o redesign da rede de restaurantes O Galeto Grill, cliente Fizzing 360º. Em comemoração aos 50 anos da marca, fizemos uma releitura de sua identidade visual com o objetivo de transmitir uma imagem mais moderna para os interessados na gastronomia brasileira. Confira esse resultado incrível:

Case Fizzing 360º - redesign de logo
Case Fizzing 360º – redesign de logo

Conte com a Fizzing 360º!

Para planejar o redesign da sua marca, você precisa contar com uma empresa especializada e com profissionais capacitados e que entendam do assunto. E na Fizzing 360º, agência de publicidade, comunicação integrada e marketing digital com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, você encontra todo o suporte necessário para repaginar a sua empresa. Entre em contato conosco!