Qual a diferença entre SEO On Page e SEO Off Page?

Qual a diferença entre SEO On Page e SEO Off Page? | Fizzing 360º

Quem faz um site, deseja que ele e sua marca sejam visualizados pelo seu público. Mas, para isso, é necessário estar atento a algumas estratégias, que podem ser consideradas como regras, para que suas páginas estejam bem posicionadas no Google. As técnicas de SEO On Page e Off Page foram criadas justamente com esse objetivo em relação à pesquisa orgânica (não paga). Mas qual é a diferença entre cada um dos dois tipos? Confira!

O que é SEO e qual a sua importância?

SEO, em inglês, significa Search Engine Optimization, mas sua tradução para o português é Otimização para Mecanismos de Busca. Esse conceito é um conjunto de técnicas para otimização de sites e tem a finalidade de conquistar um melhor posicionamento nos resultados orgânicos do Google e dos outros buscadores.

Com tanta produção de conteúdo e sites surgindo todos os dias, a concorrência é grande. Por isso, para ter suas páginas ou seu blog na primeira página de resultados de pesquisas, em posições privilegiadas, é essencial ter conhecimento das estratégias de SEO e colocá-las em prática.

O que é SEO On Page e quais são suas principais técnicas?

O SEO On Page refere-se às técnicas de otimização que são realizadas dentro do próprio site e em todo o seu conteúdo. Elas podem ser utilizadas tanto no desenvolvimento dos textos do site e do blog como, até mesmo, na URL, nas imagens e nos links que são usados. Além disso, a tecnologia é aliada fundamental do SEO On Page, por isso esteja atento à configuração do servidor, responsividade do site e tempo de carregamento. Muitas são as estratégias de SEO On Page que podem ser usadas. Veja abaixo algumas delas!

Palavras-chave

A principal técnica é a de palavras-chave. Ao utilizar as ideais em seu site, é possível atrair internautas e aumentar o tráfego. Para isso, use termos que descrevem ou que estão relacionados à sua marca, ao seu produto ou serviço. Além disso, é interessante fazer o uso dos que são mais buscados. Para descobrir quais são, você pode pesquisar no Google Trends e analisar a quantidade de buscas e as palavras relacionadas.

Metadados

Quando um usuário faz buscas no Google, ele logo vê o título, uma pequena descrição e a URL da página. Tais informações são caracterizadas como metadados, formados pelo Title, que é o título, a meta description, sendo a descrição, e a URL. Eles devem ser sempre muito bem otimizados pelo criador de conteúdo para que o Google entregue o material nas primeiras posições de resultados para o internauta que estiver buscando por palavras-chave que tenham conexão com seu site. Por isso utilize chamadas para a ação (Call To Action) nos metadados  para estimular as pessoas, de modo com que elas se sintam atraídas a clicar no seu resultado de busca.

Heading Tags

As Heading Tags estão relacionadas à hierarquia de conteúdo do site. Além de ser um fator de ranqueamento para o Google, colabora para que a leitura seja organizada. Na criação da página, é possível apontar o que é título, identificado como <h1> nos códigos, subtítulo, como <h2>, e os outros itens como <h3>, <h4> e assim por diante. Essa hierarquia deve ser sempre respeitada e seguida.

Configuração do servidor

A configuração do servidor em que o site está hospedado é considerado um fator importante de SEO On Page. Isso porque o desempenho do site é afetado negativamente quando o serviço de hospedagem não funciona com alta performance. Problemas como instabilidades e quedas do site, quando ele fica fora do ar, prejudicam seu posicionamento na busca do Google. Como você não quer que isso aconteça, é importante estar atento ao banco de dados e se o seu servidor é dedicado ou compartilhado, por exemplo. Hospedagens dedicadas são sempre superiores às compartilhadas, pois seu site tem um ambiente exclusivo.

Responsividade do site

A experiência do usuário é outro importante fator de SEO para o Google. Por isso, um site deve ser responsivo. Isso significa que ele deve ser projetado para que seu design seja adaptado ao dispositivo que o internauta estiver usando, seja um computador, um tablet, uma Smart TV ou celular. Além disso, é fundamental que a resolução permaneça boa em todos os dispositivos.

Tempo de carregamento

Outro relevante elemento que deve ser uma preocupação por causa da experiência do usuário é o tempo de carregamento. Quando um site é lento, o internauta pode desistir rapidamente dele e fechá-lo para buscar o que procura em outros. Por isso, o Google está atento a essa questão e você também precisa estar. Se o texto do seu site carrega rápido, mas as imagens e vídeos demoram para ser apresentadas, esteja em alerta e busque melhorar o tempo de carregamento de todos os conteúdos.

O que é SEO Off Page e quais são suas principais estratégias?

Diferente do SEO On Page, o SEO Off Page é relacionado às ações que são realizadas fora do site em questão. Nesse momento, você pode estar se perguntando o que o ambiente externo tem a ver com a sua página e como controlar isso. Na verdade, as técnicas de SEO Off Page podem ajudar muito o seu site a ter mais credibilidade, o que é essencial para que os usuários tenham confiança em sua marca. Confira abaixo algumas dessas técnicas!

Link building

Essa estratégia é baseada na construção de uma rede de links. Como você pode observar, linkamos alguns conteúdos nossos nesse artigo. Porém, também fizemos uma linkagem com uma página que não é nossa (Google Trends). Quando um site faz o mesmo conosco, linkando um conteúdo nosso, o Google entende que somos uma referência naquele assunto citado, o que proporciona maior crédito à fonte.

Menções

Mesmo que um outro site não faça uma linkagem direcionando para uma página sua, você pode ser beneficiado apenas ao ser mencionado. Isso porque o algoritmo do Google tem sido constantemente atualizado e, atualmente, consegue analisar e compreender o conteúdo, identificando a citação realizada e o contexto em que ela é inserida. Sendo positivo, você ganha pontos no ranqueamento.

Compartilhamento do conteúdo nas redes sociais

As redes sociais são plataformas onde os usuários compartilham conteúdos de diversos sites com seus seguidores e amigos. Ter o link de uma das suas páginas compartilhado dessa forma é um privilégio que costuma beneficiar muito o site. Afinal, o link poderá ser visualizado por muitas outras pessoas. Tal compartilhamento ajuda a melhorar a autoridade do conteúdo e site.

Técnicas de SEO é com a Fizzing 360º

Independente de ser SEO On Page ou SEO Off Page, é essencial investir nessas técnicas. Dessa forma, é possível que seu site apareça nas primeiras páginas de resultados de busca do Google e seja mais visualizado pelas pessoas. Para isso, você pode contar com a Fizzing 360º. Somos a melhor agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada para te ajudar nessa questão, pois, em 2017, fomos uma das primeiras agências do mundo, e a primeira da América Latina, a conquistar a certificação em SEO pela SEMrush Academy, instituição afiliada a uma das plataformas de marketing de busca mais respeitadas e reconhecidas no mercado mundial. Entre em contato conosco e veja como essas técnicas podem beneficiar sua marca!