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A publicidade no rádio morreu?

foto detalhe de rádio antigo | A publicidade no rádio morreu?

A forma como as marcas se comunicam com seu público está se modificando constantemente no mundo digital. Por isso, hoje em dia, existem diversos desafios ao fazer publicidade no rádio e em outras mídias offline para obter os mesmos resultados que eram certeiros há alguns anos através dos anúncios.

Na Era Digital, em que as empresas se preocupam com sites e blogs, campanhas no Google Ads, estratégias de posicionamento por intermédio de técnicas de SEO, redes sociais, segmentação e ROI extremamente precisos, mídias tradicionais como o rádio, que veiculam peças de publicidade offline, continuam importantes e fazem parte de estratégias e campanhas de comunicação integrada.

Como o público de uma marca está espalhado por diversas plataformas, a mensagem não pode ser veiculada por apenas um canal, como era antigamente. No cenário atual, a proposta da publicidade no rádio adquire novas exigências, principalmente para que sejam criadas narrativas com foco específico.

O rádio não morreu, e dificilmente morrerá! O veículo está se adaptando rapidamente e constantemente para sobreviver em um mercado dinâmico, que entende que a comunicação integrada pode conquistar os resultados que as empresas esperam quando fazem investimentos assertivos em mídias e comunicação.

Campanhas de comunicação integrada que abrangem o rádio

Antigamente, as agências de publicidade offline criavam campanhas separadamente: uma peça para TV, outra para rádio, uma arte para revista e assim por diante. Em alguns casos, empresas interessadas em fazer campanhas na internet, no universo online, procuravam agências especializadas para cada mídia.

Entretanto, é importante destacar que na era digital todos os desdobramentos acontecem na internet e focam no comportamento digital do consumidor, encontrando a plataforma mais adequada para fazer contato com o público, através da narrativa correta e em momentos determinados. Ainda assim, o rádio continua ocupando lugar de destaque nesse ambiente múltiplo, com soluções e anúncios online, por meio de suas redes sociais e transmissões em vídeo no Youtube e Facebook; e com os tradicionais spots, testemunhais e jingles offline. Por isso, é importante procurar uma agência que atue de forma integrada, como a Fizzing 360°.

As mudanças do rádio ao longo dos anos

O rádio se adaptou ao longo dos anos, com a criação de serviço de streaming, canal no YouTube com apresentação profissional, presença marcante e com muita interação através das redes sociais, aplicativo customizado para seus ouvintes, entre outras estratégias. As emissoras de rádio que entendem e participam dessa adaptação direcionam seus esforços para proporcionar experiências únicas para seu público, com diferenciação e personalização. Para elas, o rádio se transformou em um veículo muito poderoso para a publicidade em campanhas de comunicação integrada.

Outra mudança que está fazendo as rádios sobreviverem ao novo comportamento do público é trabalhar com conteúdo on demand, seja em músicas, entrevistas, tipos de programas e características das promoções, já que o público acostumado com a comunicação integrada
está adaptado ao conceito de experiência em todas as plataformas, até mesmo nas mídias offline.

Uma agência de comunicação integrada, como a Fizzing 360°, trabalha com campanhas que utilizam a força do smartphone e tentam impactar o público com um conjunto de mídias, e não apenas com uma peça de propaganda isolada. O consumidor mudou completamente: solicita transporte via smartphone, tem aplicativo para fazer pedido de comida, pesquisa sobre temas de interesse no Google, assiste aos capítulos da novela na hora que quiser pela internet, participa de sites de relacionamento pelo celular etc. Obviamente, os passos que o público dá em todas essas interações podem ser monitorados a fim de melhorar as publicidades feitas em mídias offline como o rádio.

O veículo possui uma característica que é determinante para sua sobrevivência no cenário atual: interatividade. Sempre houve muita interação entre as emissoras e seus ouvintes, tudo feito através do contato telefônico. O que existe agora é uma transição do modo de interatividade, e as emissoras de rádio que estão crescendo e ampliando sua participação em campanhas publicitárias buscam entender o comportamento do público.

Quer um exemplo? Os ouvintes de rádio que gostam de uma determinada atração fazem questão de ter o conteúdo disponível no YouTube para poderem “assistir” ao programa na hora que quiserem e compartilhar o vídeo com seus colegas ou familiares. Emissoras de rádio que estão se adaptando a este novo conceito de experiência estão conquistando um novo espaço no mercado publicitário.

Agência especializada em comunicação 360º

A Fizzing 360° é uma agência de comunicação 360°, que cria estratégias de publicidade offline e online para clientes de vários segmentos de negócios. Empresas que desejam melhorar seus resultados em propagandas no rádio e em outras plataformas podem entrar em contato com o setor de atendimento da agência!