Palavras-chave: como usá-las para aumentar a visibilidade do seu site no Google?

 
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Ao navegar no Google, ou em qualquer outra plataforma de busca, o usuário pesquisa a sua dúvida à procura de respostas. O termo que ele utiliza define o resultado que recebe, mesmo que não saiba. Isso porque o Google configura a solução dos questionamentos a partir de palavras-chave, de acordo com a busca realizada. Mas, o que elas são e qual a importância delas? Quais ferramentas podem ser usadas para descobrir a palavra-chave ideal para criar um conteúdo?

O que são palavras-chave e qual sua importância?

Palavras-chave são termos que compõem uma busca. Para entregar o melhor resultado, a plataforma ajusta o que é entregue ao indivíduo de acordo com o que ele digitou na barra de buscas. Sendo assim, elas são essenciais para a geração de conteúdo em sites e blogs. Fazendo parte das estratégias de SEO (Search Engine Optimization ou, em tradução livre para o português, Otimização de Sites para Mecanismos de Busca), as palavras-chave são determinantes para que um material seja visualizado pelo maior número de pessoas na internet.

A importância do SEO

É por meio das palavras-chave que um conteúdo ganha relevância no âmbito virtual, alcançando um melhor posicionamento no rankeamento do Google. Quanto mais tráfego um site tiver, mais leads, clientes e vendas um negócio poderá ter. Por isso, é fundamental ter ciência da importância da otimização de palavras-chave e saber escolhê-las conforme seu público-alvo as usa e o que mais tem sido buscado por ele. Além disso, é essencial criar conteúdos que, de fato, sejam respostas para a busca dele.

Ferramentas para definir palavras-chave

Como há uma infinidade de palavras-chave que podem ser utilizadas pelo público em buscas, existem plataformas que auxiliam na descoberta de quais são as ideais para utilizar naquele momento. Isso significa que, com elas, é possível escolher termos relacionados ao seu nicho para conquistar o seu público-alvo. Para isso, elas utilizam dados que informam de qual maneira a audiência tem pesquisado no Google.

SEMrush

Uma das ferramentas mais completas do mercado é o SEMrush. Ele aponta a quantidade de buscas de um termo e os assuntos relacionados. Além disso, apresenta sites que têm um melhor posicionamento no Google com determinadas palavras-chave e proporciona uma análise do seu próprio site. Com esse recurso, é possível conseguir uma ótima indicação do rumo a ser tomado para o conteúdo que deve ser criado. O SEMrush possui uma versão gratuita. Porém, com a opção paga, há mais possibilidades.

Google Search Console

Outra plataforma que pode ser utilizada para a compreensão das melhores palavras-chave a serem utilizadas é o Google Search Console. Ele permite a verificação de páginas que são mais acessadas no seu próprio site e dos termos mais pesquisados que já contam com conteúdos produzidos por você. Assim, é possível explorar mais o assunto e ter a certeza de que ele interessa ao seu público. Ele possibilita uma investigação das palavras-chave que resultam em maiores impressões, cliques e aquelas que estão melhor ranqueadas no Google. Essas informações são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital e de SEO.

Google Search Console – case Dr. Luis Claudio Barbosa (cirurgião plástico)

Fizzing 360º tem certificação em SEO pela SEMrush Academy

Como visto, as palavras-chave são elementos que contribuem para um melhor tráfego no site, engajamento e posicionamento no resultado de buscas do Google. Para isso, é importante criar estratégias de acordo com o seu público-alvo. Uma agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada, como a Fizzing 360º, pode ajudar a alavancar o seu site e blog. Em 2017, a Fizzing 360º alcançou o título de ser uma das primeiras agências do mundo a conquistar a certificação em SEO pela SEMrush Academy. Além disso, possuímos certificação do Google em Analytics, Ads e Vendas de Soluções Digitais, além de sermos parceiros oficiais do Google no Brasil pelo programa Google Partners.

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