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Not Provided: Google Analytics x SEO

Google Not Provided

Em torno de 1 ano, o termo referenciado como Not Provided começou a aparecer no Google Analytics, deixando muitos profissionais assustados e de cabelo em pé, principalmente pela surpresa e por ser, também, na maioria das vezes, a palavra-chave com maior número de acessos.

Google Not Provided

O que é o Not Provided?

Em poucas palavras, o Not Provided é um conjunto de palavras relacionadas às buscas em produtos do Google – seja no buscador ou no Youtube – que não são identificadas devido à nova política de privacidade do gigante das buscas. Esta política é válida apenas para usuários logados em qualquer produto do Google. A prática pode ser interpretada como contraditória, pois é possível ter acesso a esses dados através dos Links Patrocinados, logo, afeta apenas a área de otimização de sites.

O que afeta em termos de SEO?

Com a implementação do Not Provided, a análise do Web Analytics para melhorias no site foi dificultada. Talvez seja uma forma de coibir o número de sites fazendo spams e sujando as SERP’s. Mas essa interpretação deveria soar mal, pois o trabalho de SEO ajuda muito na relevância das pesquisas nos buscadores, já que privilegia a experiência do usuário e a criação de referências importantes para diversos ramos de atuação.

E agora? Como posso descobrir esses dados?

Uma das formas mais simples de descobrir é ter um site com uma arquitetura bem estruturada e URLs amigáveis. Com estes dois fatores bem concluídos podemos imaginar quais as palavras-chave buscadas para cada página.

Confira o passo-a-passo na imagem abaixo:

Após a seleção da Not Provided – vide imagem abaixo –, clique em dimensão secundária e selecione página de destino. Através das URLs, você terá noção das possíveis buscas.

Outros meios de entender o comportamento do usuário é utilizando o GWT – Google Webmasters Tools – e mesclando os dados com o Google Analytics. Aguarde mais detalhes em um próximo post.

Conclusão

O Google não está mais de brincadeiras, as mudanças dos algoritmos são constantes, vide o Panda, Penguin e a última atualização (ainda não confirmada pelo Google, mas especulada por profissionais da área de search), denominada de Pony. A flutuação dos sites não param mais e quem não se atualizar ficará para trás.

Na minha visão, o principal fator desta mudança e da nova interface do Google é focada no aumento de venda de links patrocinados e na ferramenta Google Analytics Premium, esta última é paga, que fornece todos os dados que, teoricamente, são seguros.

Espero que gostem!

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