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Marketing digital financeiro: conheça as principais estratégias

Estratégias de Marketing Digital Financeiro

Com o avanço tecnológico e as diversas taxas cobradas pelos bancos tradicionais, um fenômeno relativamente recente vem chamando bastante a atenção: a expansão das fintechs, empresas com atuação predominantemente digital, que oferecem serviços financeiros a custos bem menores que as demais instituições financeiras.

De acordo com dados divulgados em dezembro de 2019 pela Finnovation, havia mais de 500 fintechs operando no Brasil, um aumento de 34% em relação ao fim do ano anterior. Com essa elevada presença virtual, o emergente setor financeiro digital demanda uma série de estratégias de marketing digital financeiro para otimizar a presença virtual dessas empresas.

Os próprios bancos tiveram que se reinventar e hoje também apresentam sólida presença nas plataformas digitais. Algumas das empresas que mais crescem no país se enquadram na categoria das fintechs. O principal expoente, sem dúvidas, é o banco digital Nubank, que atrai cada vez mais clientes e teve crescimento de 70% de sua receita total de 2019 em comparação com 2018.

Outro exemplo bastante interessante é o Quinto Andar, que revolucionou o mercado imobiliário brasileiro ao simplificar o processo de locação de casas e apartamentos, sem a necessidade de caução ou fiador.

Case de sucesso da Fizzing: o banco digital OneBank

No portfólio da Fizzing, temos um case bastante interessante de fintech: o banco digital OneBank, com mais de quatro anos no mercado. A Fizzing viabilizou todas as soluções para a inserção da empresa no mundo digital: criação do logotipo, layout e desenvolvimento do website, promoção de campanhas e anúncios no Google Ads e Social Ads (anúncios segmentados nas redes sociais) e abastecimento de conteúdo nas redes sociais (Instagram e Facebook).

A agência elaborou todo o planejamento estratégico de marketing digital da fintech (a começar pelo próprio site), além de realizar todo o acompanhamento de indicadores de desempenho e análise de performance, com a produção de relatórios mensais.

Case - OneBank
OneBank – fintech

O foco do OneBank é a desbancarização, com a oferta de serviços para facilitar o dia a dia e otimizar a gestão dos recursos de seus clientes, tendo como norte a não utilização de papéis durante o processo, e como principal vetor um aplicativo fácil, ágil e transparente. São alguns dos serviços oferecidos: TEF (transformação eletrônica de fundos), conta digital sem vínculo bancário, cartão pré-pago internacional, antecipação de vendas e simulação de vendas.

O OneBank possui mais de 1.000 clientes cadastrados em todos o Brasil, realizando mais de 100 mil transações por mês. A produção de conteúdo e a segmentação dos anúncios no Google e nas redes sociais, promovidas pela Fizzing, focaram justamente no público-alvo, a fim de prospectar usuários com maior probabilidade de se tornarem clientes da fintech, que direciona seus serviços para a redução dos custos de comerciantes, com ofertas de taxas competitivas e agilidade nos pagamentos.

Dicas de marketing digital financeiro

Apresentamos a seguir algumas dicas para as estratégias de marketing digital para instituições financeiras.

  • Desenvolva um aplicativo otimizado e com ênfase na experiência do usuário, possibilitando, além da realização de transações, a prestação de atendimento/suporte ao consumidor, com um design moderno e alinhado às tendências atuais.

  • Invista em anúncios pagos no Google Ads e Social Ads (Facebook, Instagram, YouTube etc.), com conteúdos, artes e CTAs (calls to action) atrativos e customizados de acordo com o target (público-alvo) da segmentação; para isso, há diversas ferramentas que otimizam este processo, como SEMrush, Google Trends, Search Console, Facebook Insights etc. A Fizzing já gerenciou mais de R$ 15 milhões em mídia patrocinada (on-line e off-line). Importante ressaltar que anúncios otimizados propiciam a geração de leads mais consistentes!

  • Reforce a confiabilidade de sua empresa. Não há dúvidas de que o setor financeiro, que mexe diretamente com o dinheiro das pessoas, demanda alta confiança das pessoas na segurança dos sistemas. Com isso, uma estratégia interessante é produzir conteúdo (site, blog e redes sociais) que mostrem de forma clara e objetiva a confiabilidade dos serviços que você oferece, além de demonstrar o funcionamento de ferramentas, como os aplicativos. Conteúdos desse tipo contribuem bastante também para o posicionamento institucional da marca de acordo com os temas relacionados ao setor, com a utilização de estratégias de inbound marketing.

  • Utilize de forma criteriosa o e-mail marketing, que se torna meramente spam e uma fonte de insatisfação com a marca se for realizado de forma indiscriminada. Por isso, uma boa estratégia é enviar esses e-mails apenas para os leads cadastrados, obtidos de acordo com os anúncios segmentados. Além disso, ofereça conteúdos atraentes no corpo do e-mail, como e-books, posts de blog com temas atraentes e ofertas de descontos e promoções.

  • Disponibilize conteúdos sobre a temática de atuação, com análises sobre as tendências do mercado e dicas para os seus clientes. Mapeie as temáticas a explorar por meio de ferramentas que mensuram os temas mais comentados nas redes sociais, por exemplo. Esta estratégia contribui também para a humanização do cliente, ao estabelecer um canal entre o(a) CEO e demais postos de comando da empresa com os clientes. O material deve apresentar conteúdos úteis e criteriosamente elaborados que demonstrem com clareza como os seus produtos e serviços podem ser soluções para as demandas mais presentes em seu público-alvo.

  • Realize periodicamente um trabalho de benchmarking, isto é, de estudar boas práticas do mercado e verificar cases bem-sucedidos e suas respectivas estratégias e características, além de também observar o que não deve ser feito.

Conte com a Fizzing 360º para suas estratégias de marketing digital

Além de todas essas dicas, há muitas outras que compõem a expertise da Fizzing 360º, agência de marketing digital, publicidade e comunicação integrada com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Entre em contato e peça um orçamento e verifique como as estratégias de marketing digital financeiro podem ser um diferencial para o seu negócio!