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Como funciona uma comunicação cross media?

arte de comunicação cross media | Como funciona uma comunicação cross media?

Diversas empresas estão aprimorando suas estratégias de comunicação com o cruzamento de mídias, ou seja, o cross media. Nesses projetos de marketing, comunicação e divulgação, serviços e produtos podem ser apresentados ao público em distintos canais de comunicação que se completam, entre os quais estão: panfletos e impressos em geral, televisão, rádio e ações na internet.

A mensagem é transmitida em todas as mídias, assim o cliente não escapa e a comunicação atinge o seu objetivo. Porém, as campanhas cross media não tratam apenas de divulgar em todos os canais existentes. Na convergência de mídias, a agência de comunicação apresenta uma mensagem que leva o cliente a seguir a empresa em vários canais, com a finalidade de permanecer em contato, aprimorar a experiência de comunicação, interagir com o público e obter um resultado mais produtivo na campanha.

No cross media, utiliza-se a comunicação 360°, com a mensagem completa em veículos diferentes. Por exemplo: a agência de comunicação integrada que atende sua empresa prepara uma peça de publicidade em 3 capítulos:

  • o primeiro capítulo é veiculado na TV;
  • o segundo é publicado no Blog;
  • o último é apresentado no YouTube.

Como você faz questão que a campanha seja vista completamente pelos seus clientes e leads, a estratégia promovida pela agência de comunicação cross media convida o público para acompanhar o próximo capítulo em outro canal.

O objetivo da comunicação cross media é, em um sistema sequencial e que se completa, levar uma mensagem em canais de comunicação que estão integrados, convidando o público para conhecer todos os canais que uma empresa tem disponíveis, aumentando seu poder de contato com seus clientes em potencial.

Perceba o seguinte: se antes da campanha cross media uma empresa tinha clientes que poderiam ser acessados pelo rádio e que não estavam no Instagram, no final da ação, a maioria das pessoas que acompanharam a peça de rádio segue também para o Instagram. Ou seja, o contato da empresa com seu público ganha muito mais força!

Como criar uma estratégia de comunicação cross media?

As agências de comunicação integrada, que trabalham com convergência de mídias, fazem um trabalho muito bem elaborado, em todos os detalhes, para que a empresa que faz o anúncio não perca o contato com o público durante a transição de uma mídia a outra. Não pode haver dispersão, é necessário se certificar antecipadamente de que a mensagem será entregue completamente. As campanhas são extremamente positivas e todos os riscos são mitigados nos projetos de comunicação 360°.

Por isso, para anúncios cross media, é preciso contar com uma agência de comunicação integrada que tenha domínio das mais diferentes plataformas, tenha experiência, conte com profissionais capacitados e que comprove resultados reais obtidos em trabalhos anteriores.

Alguns exemplos de campanhas de cross media

A Nutella fez uma campanha de cross media memorável. Em anúncios na TV e no rádio, a marca estimulou as pessoas a curtirem sua Fan Page. No Facebook, os usuários encontravam um caminho para baixar o aplicativo e se cadastrar com todos os dados depois de concordarem com os termos estabelecidos pela empresa. Uma vez inscritos, eles poderiam encomendar rótulos de Nutella personalizados com seus nomes. O sucesso foi tão grande que a marca começou a produzir mil rótulos personalizados por dia para atender à demanda dos clientes.

Tenha uma campanha cross media para sua empresa

As estratégias de comunicação integrada com cross media e convergência de mídia geram um engajamento muito grande do público. A Fizzing é uma agência de comunicação que trabalha com estratégias 360°.

A agência tem em seu portfólio diversos trabalhos de sucesso feitos para empresas que querem ações com muita criatividade, de maneira envolvente e cativante, para criar uma verdadeira experiência para seus clientes! Entre em contato e conheça as principais estratégias e campanhas da Fizzing!