Como funciona uma assessoria de imprensa online com foco em link building (SEO)?

Assessoria de imprensa online com foco em link building (SEO) | FIZZING 360º

Com mais de 100 anos de história, a assessoria de imprensa deu seus primeiros passos com o jornalista Ivy Lee em um escritório de relações públicas em Nova York, em 1906. A prestação de serviços ao empresário John Rockefeller está entre os casos mais emblemáticos do “pai das Relações Públicas”, como Ivy  ficou conhecido. Na época, a imprensa norte-americana acusava a família magnata de diversas ações no mínimo questionáveis, como a prática de monopólio. Lee foi responsável por gerenciar a crise do grupo, trabalhando a imagem de John Rockefeller como um grande filantropo. Desde então, empresas recorrem ao serviço de comunicação para cuidar de sua reputação e preservar suas imagens. 

No entanto, diante das tendências da era digital, o profissional da área precisou se moldar para atuar em assessoria de imprensa online. Além de uma boa escrita, contatos com jornalistas e eficiência em gerenciamento de crise, agora, é fundamental que o assessor domine técnicas de SEO, como o link building. Você deve estar se perguntando o porquê disso, não é?! Para sanar essa e outras questões, iremos desmembrar esse assunto no decorrer desse artigo. Confira!

O que é assessoria de imprensa online?

Responsável por criar ações que visam fortalecer a imagem de empresas, bem como promover relacionamentos com jornalistas estratégicos, a assessoria de imprensa é essencial para aqueles que buscam o reconhecimento do seu público-alvo.

Ainda que exerça um papel primordial, o serviço precisou se reinventar no online para não ficar obsoleto. Isso porque a ascensão do digital impactou em toda a área de comunicação. A exemplo disto, temos as estratégias de conteúdo em redes sociais e anúncios no Google

Neste sentido, o assessor de imprensa precisou dominar técnicas de marketing digital para ampliar a presença das marcas que atende na internet, campo de descoberta para clientes em potencial, fortalecimento de branding e geração de novos negócios.

O tempo em que os grandes veículos impressos “mandavam” nos relatórios de resultados das agências chegou ao fim. Atualmente, blogs e veículos alternativos, principalmente os de mídia segmentada, são muito valorizados. Um case interessante de assessoria de imprensa online é o teste de comunicação e empreendedorismo produzido pela Fizzing 360º para a revista Gestão & Negócios. Na ocasião, nosso diretor de Marketing, Rafael Monteiro, deu voz aos questionamentos e revelou 3 resultados com perfis de empreendedores.

Case Fizzing 360º — assessoria de imprensa
Case Fizzing 360º — assessoria de imprensa

Além deste, a Fizzing 360º também conquistou espaços em portais especializados em marketing digital e publicidade, como Grandes Nomes da Propaganda, Janela Publicitária e PromoView, entre outros.

O que é link building?

O segundo ponto a ser abordado é o link building. Essa ação, em conjunto com os pilares de tecnologia e conteúdo, faz parte de um conjunto de estratégias de SEO. O link building, especificamente, visa construir uma rede de links para páginas de um site, e-commerce, blog, portal etc., com a intenção de performar como autoridade do assunto na busca do Google.

Esses links de referência podem ser externos ou internos. Os internos são links de páginas de um site para outras páginas do mesmo site. Já os links externos são de outros sites para o seu site.  Os links externos são conhecidos como backlinks ou inbound links.

O algoritmo do Google, o buscador mais utilizado no Brasil, investiga e prioriza sites com boas referências. Ou seja, os mais citados em outras plataformas online confiáveis e de boa reputação. Nesse sentido, podemos afirmar que quanto mais links externos desse tipo o seu site receber, mais popular e relevante ele se tornará.

Táticas de link building

Estratégias com link building precisam de estudo antes de serem aplicadas. Isso porque cada ação visa um objetivo diferente para o negócio. Para explicarmos melhor sobre o assunto, citaremos 2 táticas muito utilizadas em SEO. Confira!

Guest Posts

Traduzindo para o português, guest posts são posts convidados, ou seja, são posts feitos por redatores convidados. No caso da estratégia de link building, seria como se sua empresa ou negócio escrevesse um post ou artigo para outra organização, geralmente representado pela figura de um especialista no assunto em questão. Isso acontece muito com espaço para colunistas em sites, blogs e portais de notícias. 

A escrita deve ser feita pensando na audiência que frequenta o site para o qual você enviará o post. Então, sempre procure priorizar um conteúdo original, relevante e de qualidade. No post que será enviado, é inserido um backlink para o seu site, que levará pessoas que frequentam o site que você enviou seu conteúdo a procurarem o seu.

Links quebrados

Antes de tudo, o link quebrado é o famoso “a página não existe” ou “não foi encontrada.” Para usar a estratégia de link building através de links quebrados, deve-se procurar links externos no seu nicho, entrar em contato com o proprietário da página que teve seu link quebrado e oferecer o seu conteúdo para substituir o dele.

A relação entre assessoria de imprensa online e link building

Agora que apresentamos os conceitos de assessoria de imprensa online e de link building, ficou mais fácil de assimilar a relação entre essas duas ações. Mas antes de nos aprofundarmos nesse tópico, vamos falar da diferença entre espaço editorial e espaço publicitário. Ambos fazem parte da assessoria de imprensa online, sendo que o primeiro é destinado às matérias não pagas. Ou seja, trata-se dos conteúdos jornalísticos desenvolvidos com o auxílio de fontes e pesquisas referenciais.

Já o espaço publicitário, como o próprio nome diz, é destinado a conteúdo patrocinado. O custo da inserção de um anúncio varia de acordo com a extensão do portal em questão. Há muitos links externos que são gerados através de campanhas publicitárias que rodam nesses sites. Aqui, já podemos observar como a assessoria de imprensa cruza com ações de link building.

No entanto, a forte atuação do assessor de imprensa é no meio editorial. Nesse caso, a empresa precisa conquistar espaços com links externos sem recorrer a anúncios. Para isto, é fundamental a elaboração de um planejamento estratégico assertivo, por exemplo, produzindo pesquisas próprias. Assim, o jornalista poderá linkar o estudo na matéria, levando o leitor ao site do cliente.

Ações de assessoria de imprensa online com marketing digital possibilitam melhor ranqueamento de marcas do Google, colocando-as como autoridades nos assuntos desejados e ampliando a credibilidade.

Especialistas em técnicas de SEO com foco em link building

Para ganhar notoriedade no online é preciso elaborar estratégias de comunicação assertivas. Na Fizzing 360º, empresa de marketing digital e publicidade, você encontra profissionais habilitados em técnicas de SEO com foco em link building. Somos a primeira agência da América Latina, e uma das primeiras do mundo, certificada em SEO pela SEMrush Academy e temos centenas de cases de sucesso. Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba mais!