Como estimular o marketing espontâneo?

 
FacebooktwitterpinterestlinkedinFacebooktwitterpinterestlinkedin

Quando falamos em estratégias de marketing, é quase automático nos remetermos às diversas possibilidades de mídia paga, mas está longe de se limitar a isso. O marketing espontâneo consiste justamente em promover o engajamento no seu público a tal ponto que ele se torne um veículo espontâneo de sua marca justamente por se identificar intensamente com seus produtos, serviços e valores.

Na maioria das vezes, portanto, os vetores de transmissão da marca encontram-se no seu próprio conjunto de clientes, ou seja, aqueles que tiveram acesso aos seus produtos ou serviços, mas não se limitam a eles. Por exemplo, uma adequada posição institucional de sua marca sobre algum tema muito importante ao seu target pode gerar marketing espontâneo sem que seus veiculadores sejam efetivamente seus clientes.

Embora essas estratégias sejam muito bem-vindas para quem tem orçamento limitado para investir em campanhas publicitárias, o foco em mídia espontânea definitivamente não é restrito a essas empresas. Companhias de grande porte consolidadas no mercado também lançam mão de meios para estimular o marketing espontâneo, no âmbito de uma comunicação integrada.

Não se esqueça: comunicação integrada!

Quando nos referimos à tão falada comunicação integrada, estamos salientando justamente o fato de que uma assertiva estratégia de marketing deve abranger todo o planejamento de comunicação: mídias pagas, marketing digital, publicidade out of home, marketing de conteúdo etc., incluindo, é claro, formas de marketing espontâneo.

A estratégia de comunicação deve ser integrada justamente no sentido de que ela é única, embora seja multifacetada e se manifeste de diversas formas de acordo com as distintas modalidades. Mas todas as suas manifestações devem seguir uma linha lógica e coerente, definida no âmbito do planejamento estratégico de marketing.

Isso quer dizer que uma determinada ação publicitária não é algo isolado, de modo que a estratégia de marketing não pode ser uma mera soma das ações específicas. O todo deve ser harmônico a fim de potencializar a assertividade.

Marketing institucional: transmita os valores de sua empresa

A pergunta que fica então é a seguinte: como estimular o engajamento de seu público a tal ponto que essas pessoas se tornem “divulgadores gratuitos” de sua marca? Isso se dá de diferentes maneiras, mas podemos destacar a satisfação com seus produtos e/ou serviços e a identificação com os valores da marca. Neste sentido, o marketing institucional tem um papel muito importante.

No âmbito dos valores, é importante que você conheça a fundo o seu público-alvo para saber com exatidão quais são as temáticas mais importantes e que mais mobilizam as pessoas com maior probabilidade de se tornarem clientes. Além de contribuir com a segmentação de mídias pagas, tal diagnóstico também contribui diretamente com a posição institucional do seu negócio sobre esses temas.

As empresas que se calam em meio aos assuntos predominantes na sociedade perdem uma boa oportunidade de gerar engajamento. Isso se relaciona diretamente com a estratégia de marketing de conteúdo e também com a de inbound marketing (ou marketing de atração). Como dissemos, a comunicação é integrada.

A importância do planejamento estratégico e das métricas

Vamos a dicas concretas agora, então? Para ter assertivos estímulos ao marketing espontâneo, é preciso conhecer a fundo o seu target (público-alvo). Por isso, e por diversos outros motivos, a fase de planejamento estratégico de marketing é tão importante, portanto, passos mal dados nessa etapa certamente trazem reflexos lá na frente – nos resultados.

Por exemplo, no planejamento estratégico costuma-se estabelecer as chamadas personas, que são tipos ideais do público com maior propensão de gerar conversões para o seu negócio. Cada planejamento estratégico pode ter diversas personas, mas é importante concentrar-se em algumas para não gerar focos de dispersão. Com isso, por exemplo, por meio de diversas ferramentas analíticas cuja expertise é dominada pelas agências de publicidade e marketing, é possível diagnosticar com clareza como pensam e agem essas pessoas (principalmente nas redes sociais) e otimizar o seu conteúdo para criar posicionamentos institucionais que agradam a esse público. Além, é claro, de escolher hashtags adequadas e que gerem engajamento.

Por falar em agradar ao público, isso não é suficiente. Não é legal parecer algo forçado ou feito somente para atrair o potencial cliente. Por isso é importante que os valores da marca estejam solidamente estabelecidos, a fim estabelecer coerência e lógica à sua empresa. Também é na fase do planejamento estratégico, por exemplo, que se articula a missão, visão e valores da empresa com a estratégia de marketing desenhada.

Case Suipa – marketing espontâneo (post orgânico)

Fidelizar o cliente por meio do marketing de oportunidade

As estratégias de marketing espontâneo também são chamadas de marketing de oportunidade, mas sem cair no oportunismo, como vimos acima. Mas é importante sua marca aproveitar as oportunidades para se posicionar e aproveitar temas que estejam em evidências e possam gerar mídia gratuita, sempre de forma articulada aos valores da sua marca.

Não é difícil concluir, portanto, que um cliente que gera mídia espontânea tem muitas chances de ser um cliente fidelizado, ou seja, que avançou no seu funil de vendas a ponto de compactuar com os valores de marca e seguir como consumidores de seus clientes e serviços, além de disseminá-los para seus contatos próximos.

Além de posicionamentos institucionais assertivos, também podemos usar o exemplo de dar brindes (os chamados “mimos”) para os seus clientes, de acordo com a sua estratégia do momento. Além de ajudar a humanizar a marca, esses presentes também podem ser um diferencial para gerar marketing espontâneo. FIque ligado!

Conte com toda a expertise da Fizzing 360º!

Para tudo isso, é muito importante contar com o suporte e assessoria de quem tem sólida atuação e expertise no mercado publicitário, abrangendo todas as fases da estratégia de marketing em meio a uma comunicação integrada, o que inclui estimular de forma assertiva o marketing espontâneo. É o caso da Fizzing 360º, agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Confira nosso portfólio e entre em contato para saber como podemos contribuir para alavancar o seu negócio!

Fale com a gente pelo WhatsApp e veja como podemos revolucionar o seu negócio!

FacebooktwitterpinterestlinkedinFacebooktwitterpinterestlinkedin
The following two tabs change content below.
Fizzing 360°

Fizzing 360°

Blog oficial da Fizzing 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.