ROI: o que é e como calcular retorno sobre investimento?

 
FacebooktwitterpinterestlinkedinFacebooktwitterpinterestlinkedin

Fazer investimento em ações de marketing digital é fundamental para qualquer marca. De igual modo, é necessário avaliar os resultados. Assim, é possível mensurar os ganhos ou as perdas. Além disso, dessa forma, pode-se planejar as próximas metas e analisar o quanto se deve investir. Uma das maneiras de calcular os resultados com precisão é por meio do ROI. Se você tem uma empresa e não sabe o que essa sigla significa, está na hora de aprender e colocar em prática tudo o que ela pode proporcionar. Confira neste artigo o que é ROI e qual a sua fórmula de cálculos.

O que é ROI?

ROI é a sigla de “Return on Investment”, que, em português, significa “Retorno sobre Investimento”. Basicamente, é um conceito que visa avaliar os resultados de investimentos que são realizados por uma empresa. Esse indicador pode ser utilizado em diversos campos de uma organização, inclusive no que diz respeito às ações de variadas áreas do marketing digital, como marketing de conteúdo, e-mail marketing, blog corporativo, redes sociais e campanhas no Google Ads, por exemplo.

Assim como ter metas e buscar cumpri-las é importante, é fundamental que uma empresa faça uso do ROI para mensurar suas ações. Assim, é possível analisar quais investimentos foram bem sucedidos. Além disso, pode-se otimizar os que ainda estão em funcionamento para que possam ter uma execução ainda melhor. Por meio do ROI, uma organização pode verificar em quais canais deve continuar depositando suas operações de marketing.

Além de ser eficaz, o ROI é uma métrica calculada com precisão. Isso permite que não haja dúvidas quanto ao retorno. Se sua empresa analisa tudo baseado em achismos, esse é o momento de mudar essa situação e aproveitar esse indicador de performance. Entretanto, se você ainda não sabe qual é a fórmula do ROI, não se preocupe, pois iremos te ensinar neste artigo. Não deixe um conhecimento importante como esse passar por você sem utilizá-lo.

Como calcular o ROI?

Para calcular o ROI, basta utilizar a seguinte fórmula:

Na fórmula do ROI, você deve subtrair o valor do custo pelo da receita e dividir o resultado pela quantia do custo. A receita é toda a cota arrecadada com as vendas da sua empresa. É importante lembrar que, caso queira saber o retorno do que foi investido em uma área específica, você precisa usar somente o valor usado naquela campanha. Da mesma maneira, os custos utilizados nessa conta devem ser os gastos dessa ação.

Calcule o valor do ROI e tenha melhores resultados nas ações de marketing digital

Ao calcular o valor do ROI, é possível fazer investimentos em ações que sua empresa já estima que terá melhores resultados. Assim, ela terá ganhos e lucros maiores cada vez mais. Para ter ações de marketing digital de sucesso, conte com uma agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada, como a Fizzing 360º

Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, a agência está no mercado desde 2011. Composta por uma equipe multidisciplinar, a Fizzing 360º é formada por profissionais de áreas como Marketing, Jornalismo, Publicidade, Design, Programação e Letras. Tudo pensado para oferecer os melhores serviços aos clientes que confiaram suas marcas em quem é especialista no assunto.

Fale com a gente pelo WhatsApp e veja como podemos revolucionar o seu negócio!

FacebooktwitterpinterestlinkedinFacebooktwitterpinterestlinkedin
The following two tabs change content below.

Fizzing 360°

Blog oficial da Fizzing 360°, agência de marketing digital e comunicação integrada com sede no Rio de Janeiro, mas que atende clientes de todo o Brasil. Fundada em 2011, temos expertise em gerenciamento de comunicação, integrando ações online e offline.