fbpx

Assessoria de Imprensa Online, suas atribuições e caminhos

Ilustração representando uma espécie de folha de jornal saindo de um smartphone conectado a um site de notícias | Assessoria de imprensa online, suas atribuições e caminhos

Nas relações interdependentes entre mídia e fonte, com o passar dos anos é notável a evolução do trabalho em assessoria de imprensa. Com o crescimento do mundo digital, e a ascensão do conteúdo online, o assessor necessita, agora, entender esse âmbito e saber gerar e gerenciar releases, notas e outros fundamentos voltados à internet, que passaram a ser muito mais complexos e densos, dando ao jornalista um novo perfil. Além disso, a internet, nos dias de hoje, pode dar oferecer um retorno sobre o investimento muito maior do que os meios tradicionais, e esse é o papel da assessoria de imprensa online.

O jornalismo e a publicidade na imprensa

A constituição do espaço em veículos de comunicação é, basicamente, dividida entre espaço editorial e espaço publicitário. Essa compreensão é extremamente importante para saber o caminho a seguir dentro desse universo. A parte editorial é fundamentalmente constituída pelo corpo jornalístico do veículo, que, ao receber releases, entrevistar fontes e apurar de forma precisa os fatos, selecionam o que de mais relevante existe para ser publicado. Já na parte destinada à publicidade e suas campanhas, há um custo de veiculação, com valores que dependem do tamanho necessário para a inserção e o tempo que a produção será exibida ao público. Além disso, é necessário constituição de vínculo contratual entre quem anuncia e quem é anunciado, contato estabelecido por meio de uma agência de marketing e publicidade.

Blogs: O novo nicho da comunicação

Hoje considerados a coqueluche do ambiente web, atraindo a atenção até dos grandes portais, que outrora os referendavam como o que de pior havia para se conseguir uma informação, os blogs são liderados por pessoas comuns e que, sem qualquer vinculo ou relação de interesses com nenhum tipo de setor, passaram a ganhar em número e credibilidade. Assim, a blogosfera passou a ocupar um importante papel dentro da comunicação moderna. Inclusive, muitos jornalistas passaram a se especializar em jornalismo online e trabalhar exclusivamente com blogs.

Todo esse caminho de conquista de visibilidade passou por sérias provações, quando os blogs sofriam com a crítica de quem detém o poder da informação. A perda de exclusividade começou a incomodar os grandes veículos, que passaram a criticar a forma de geração de conteúdo fora dos grandes jornais e portais de comunicação, uma vez que blogueiros, muitas vezes, não são jornalistas e não utilizam técnicas da profissão, principalmente o cuidado com a apuração. Mas a visibilidade, além do ganho de credibilidade, hoje é tanta que os blogs já contam com espaços publicitários online e já são fontes concretas de informação.

Publicidade online e Marketing digital lado a lado na estratégia

Quando a publicidade quer parecer notícia, há uma junção entre os dois mundos. O espaço editorial patrocinado é o chamado publieditorial. No mundo digital, as relações de importância sobre determinado assunto têm um termômetro, e quem faz esse papel é o Google. Estar bem posicionado na busca orgânica é fundamental para as pretensões na internet. Esse sistema funciona privilegiando determinados sites conforme os sistemas de otimização e seus critérios de SEO. Nesse caminho, a assessoria de imprensa online é parte mais do que importante, além da publicidade em blogs. Esse trabalho aumenta os backlinks, que contribuem, de forma natural, para um melhor rankeamento de determinada palavra-chave.

Case Fizzing - SEO do blog da Cezanne HR
Case Fizzing – blog Cezanne HR

Bom posicionamento no Google é o segredo do sucesso

O Social Building, que é a relevância que determinada notícia tem junto às redes sociais é outro fator de muita importância e umas das tendências para esse ano no trabalho de otimização de sites. Por isso, o investimento em blogs especializados deve aumentar consideravelmente, já que possuem um público fiel de leitores e, normalmente, em grande número. Essas pessoas têm o costume de viralizar as notícias que acham relevantes em suas redes sociais. Dessa forma, de maneira conclusiva, o trabalho de uma assessoria de imprensa online é identificar o tipo de veículo comunicacional que sua campanha tem melhor entrada, além de buscar estar sempre ativo nas redes sociais e empenhado no trabalho efetivo junto ao Google, ao realizar o SEO de forma competente.

Estratégias nas plataformas digitais é na Fizzing 360º

A Fizzing 360º, agência de marketing e publicidade, possui uma equipe de profissionais qualificados em estratégias nas plataformas digitais, incluindo construção e reconhecimento de imagem. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

2 Comentários sobre “Assessoria de Imprensa Online, suas atribuições e caminhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *