fbpx

A arte do storytelling no marketing digital

Storytelling no marketing digital | Fizzing 360º

Era uma vez… Você, provavelmente, já viu essa frase algumas vezes em filmes ou livros. Mas, já ouviu falar sobre o termo storytelling? Ele refere-se, justamente, à arte de contar histórias. Tal conceito é amplamente utilizado como técnica em ações de marketing digital para que haja uma comunicação diferenciada entre a marca e o público, que precisa ser envolvido pela narrativa criada. Para saber exatamente o que é essa conceituação e como é desenvolvido o storytelling no marketing digital, continue a leitura.

O que é storytelling?

Criado em 1993, nos Estados Unidos, o termo storytelling conecta duas palavras: “story”, que é “história” em português, e “telling”, que significa “contar”. Sendo assim, é uma técnica utilizada para contar histórias ao transmitir uma mensagem. O objetivo é envolver o público em uma jornada, de forma com que ele se identifique com a comunicação realizada, despertando emoções e sentimentos. Assim, ele será atraído e dificilmente irá esquecer a história.

Quais são os principais itens do storytelling?

A ação de contar histórias pode ser realizada de várias formas. Portanto, não há uma regra a ser seguida para desenvolver um bom enredo. Mas, há alguns elementos que são muito encontrados no storytelling. Confira abaixo os principais.

Mensagem

É necessário ter uma mensagem forte a ser transmitida. Assim, será possível impactar o seu público e marcá-lo. Dessa maneira, ele sempre irá lembrar dela. A mensagem é o fator mais importante do storytelling. A partir de então, pode-se elaborar como ela será retratada.

Ambiente

Sendo fictício ou realista, toda história acontece em algum ambiente. Por isso, pense em qual lugar ela será desenvolvida e especifique-o. Apresente detalhes do ambiente para que o público possa se situar da melhor maneira possível. Isso também pode fazer com que ele se identifique ainda mais com a sua história.

Personagens

Os personagens são personalidades que irão transitar pela jornada construída e passar por transformação ao longo dela. Analise um filme, por exemplo, e observe que eles sofrem mudanças até chegar ao objetivo final.

Conflito

O conflito é um elemento capaz de despertar o desejo do público em continuar acompanhando a sua história. Ele aparece como um desafio que o personagem precisa enfrentar.

Storytelling no marketing digital

Contar histórias é algo que faz parte do ser humano. Estamos acostumados a fazer isso diariamente, seja na vida real ou virtual. Pensando nisso, por que não aplicar essa prática ao marketing digital de uma marca? Até comprar um produto ou contratar o serviço de uma empresa, o possível cliente deve ser atraído e isso pode acontecer de diversas formas.

No entanto, o seu negócio não é o único que busca conquistá-lo. Outras organizações irão criar estratégias para aproximar o público. Com tantos conteúdos sendo exibidos a todo tempo, o que você faz para diferenciar e destacar os seus?

Despertar a atenção e as emoções do público por meio do storytelling no marketing digital é uma possibilidade que dá certo e pode render bons resultados quando o projeto é bem executado. Ele pode ser utilizado em vídeos, por exemplo, ao contar histórias de superação, recomeço, aventura ou, até mesmo, comédia em relação à própria empresa, a algum produto ou colaborador da mesma.

Case storytelling – Fizzing 360º

Para determinar o teor ou a forma como a mensagem vai ser transmitida, é importante manter uma coerência com toda a comunicação que é disseminada. Com o storytelling, é possível interagir de maneira mais humanizada e impactante. Assim, seus clientes irão se identificar ainda mais com a cultura da sua marca.

Conte com a Fizzing para impactar clientes por meio do storytelling

Contar histórias da melhor maneira possível não é tão simples quanto pode parecer. Por isso, para se comunicar com o público por meio de storytelling, sua marca pode contar com os serviços de uma agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada, como a Fizzing 360º. Criada em 2011, a Fizzing tem um leque de quase 300 cases de sucesso, entre eles: Cleo, Leandro Hassum, Murilo Rosa, Senador Romário, Ago Mercedes-Benz, Euro Colchões, Colchões Ortobom e Dinamicar Pneus. Sua marca pode fazer parte do nosso time de clientes! Entre em contato!

Converse com um especialista

Receba um diagnóstico digital grátis do seu marketing.

Nossa equipe vai te mostrar o que está ou não funcionando e qual caminho seguir para aumentar suas vendas.

Agende com um de nossos especialistas